Beber álcool em voos faz mal? Descubra por que pode ser melhor evitar

Consumir álcool durante voos pode prejudicar a qualidade do sono e desafiar o sistema cardiovascular
Por Ramana Rech, editado por Layse Ventura 23/12/2024 04h20
Copo de bebida com álcool em avião
Imagem: Chalabala / iStock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Passageiros podem consumir bebidas que contenham álcool durante voos longos e, logo depois, caírem no sono. No entanto, nessas ocasiões, bebidas alcoólicas são ainda menos recomendadas e podem mais prejudiciais do que em condições normais.

Um estudo publicado em junho deste ano na revista Thorax analisou os efeitos do álcool consumido durante o sono em voos e concluiu que a exposição a essa substância somada a uma já baixa saturação do oxigênio devido à alta altitude e a menor oferta de oxigênio é prejudicial.

avião serviço de bordo
Shutterstock – Matej Kastelic

Por que pode ser bom evitar consumir álcool durante um voo?

A pesquisa analisou 48 indivíduos saudáveis divididos entre dois grupos em duas noites de sono de quatro horas cada. A escolha de um sono curto no experimento está relacionado com a simulação das condições de sono dentro de um avião.

O primeiro grupo dormiu em um laboratório a apenas 53 metros acima do nível do mar, enquanto o segundo dormiu em uma câmara a 2.348 metros acima do nível do mar. Em uma das noites, os pacientes consumiram álcool de forma moderada antes de dormir.

Segundo o estudo, a combinação de consumo de álcool e redução da saturação de oxigênio durante voos diminui a qualidade do sono e desafia o sistema cardiovascular. Esses efeitos costumam aparecer na ingestão de bebidas alcoólicas em altitudes mais perto do mar, porém são exacerbados em pontos mais altos do planeta.

Leia também:

avião serviço de bordo
Foto: Shutterstock – Bignai

Os autores do estudo esperam que os resultados do estudo ajudem profissionais de saúde e instituições a criarem guias e recomendações para evitar emergências médicas em voos.

Sintomas cardiovasculares representam 7% das emergências em voos. Paradas cardíacas constituem 58% dos motivos para desvios de aeronave. De acordo com o artigo, consumir uma dose ainda maior de álcool durante os voos pode ser ainda mais prejudicial e aumentar os riscos de emergências médicas no avião, em especial, entre idosos e pessoas que já têm problemas de saúde.

Tomar uma taça de vinho por dia faz bem?

Isso não é verdade. Segundo um estudo publicado em 2021, a simples ingestão de bebidas alcoólicas, independentemente da quantidade, pode prejudicar a longevidade.

Ramana Rech
Colaboração para o Olhar Digital

Ramana Rech é jornalista formada pela ECA-USP. Participou do Curso Estadão de Jornalismo Econômico e tem passagem pela Editora Globo e Rádio CNN.

Layse Ventura
Editor(a) SEO

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.