Mão de robô (quase) se move como mão de humanos; assista

Testes vão alimentar sistema de inteligência artificial de empresa canadense que pretende revolucionar robôs humanoides
Bruna Barone24/12/2024 08h51
Captura-de-tela-2024-12-23-221923-1920x1080.png
Mão robótica usa tecnologia hidráulica (Imagem: Sanctuary AI/Divulgação)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Uma empresa canadense criou uma mão robótica que é capaz de se mover quase com a mesma destreza da mão de um ser humano. O robô Phoenix da Sanctuary AI segura e manipula objetos simultaneamente sem precisar de cabos conectados a motores, como acontece geralmente.

Com ângulo de 21 graus, as mãos abrem uma ampla gama de tarefas industriais de manipulação fina, segundo a empresa. “Nossa ambição é construir um sistema confiável com destreza de nível humano”, diz James Wells, CEO interino e diretor comercial da Sanctuary AI.

Leia Mais:

O que faz a mão robótica?

O equipamento usa tecnologia de válvulas hidráulicas miniaturizadas exclusivas. O método oferece mais potência do que equipamentos alimentados por cabos, o que permite maior velocidade, força e controlabilidade. 

Além disso, oferece maior durabilidade, resistência ao impacto e gerenciamento de calor em relação a motores tradicionais. Os desenvolvedores conduziram mais de dois bilhões de ciclos de testes que, segundo a empresa, não apontaram nenhuma degradação ou vazamento.

Testes vão alimentar IA da empresa (Imagem: Sanctuary AI/Divulgação)

“Você controla o sistema hidráulico variando a pressão do fluido hidráulico”, disse a ex-CTO Suzanne Gildert ao site New Atlas. “Se há uma força retornando no dedo, ele modula o sinal de controle que você está vendo naquela pressão da linha. Então, você pode detectar forças conforme a pressão muda minuciosamente.”

Vídeos mostram a mão executando tarefas como virar um dado de jogo e até mesmo reduzir a largura da mandíbula de uma chave ajustável. A empresa vem conduzindo testes com o robô para treinar o sistema de inteligência artificial da Sanctuary AI.

Sistema permite angulação de 21 graus (Imagem: Sanctuary AI/Divulgação)

“As mãos robóticas hábeis são projetadas em um formato modular, permitindo futuras parcerias e integrações com robôs de propósito geral não humanoides e humanoides”, diz o comunicado.

Bruna Barone
Colaboração para o Olhar Digital

Bruna Barone é formada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Atuou como editora, repórter e apresentadora na Rádio BandNews FM por 10 anos. Atualmente, é colaboradora no Olhar Digital.