Criança que viveu há 17 mil anos pode ter sido o primeiro humano de olhos azuis

Pesquisadores identificaram a mutação causadora dos olhos azuis nos genes da criança, tornando ela o mais antigo humano com esta condição
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Bruno Capozzi 25/12/2024 05h06
olhos-azusi-1-1920x1080
Imagem: Tocarciuc Dumitru/iStock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Pesquisadores da Universidade de Bolonha, na Itália, dizem ter encontrado a evidência mais antiga de um ser humano de olhos azuis. Trata-se de uma criança nascida há cerca de 17 mil anos e que teve uma vida bastante precoce em função de um problema cardíaco.

Com base na análise genética dos restos mortais, encontrados onde hoje fica a Itália, os cientistas concluíram que “a criança provavelmente tinha olhos azuis, pele escura e cabelos castanhos escuros encaracolados quase pretos”.

O que se sabe sobre a criança

Medindo apenas 82 centímetros de comprimento, o esqueleto indica que a criança teve uma vida breve, tendo morrido com uma idade entre 7,5 e 18 meses. A análise de seus dentes e de uma fratura cicatrizada na clavícula indicaram que ele teve um parto difícil.

Restos mortais de bebê de 17 mil anos foram encontrados na região onde hoje fica a Itália (Imagem: Nature Communications)

Os marcadores de estresse se alinham com as descobertas genéticas que sugerem que a criança tinha cardiomiopatia hipertrófica, uma doença cardíaca congênita ligada à morte súbita na juventude. A mãe do bebê provavelmente sofreu algum estresse durante a gravidez e pode ter sido desnutrida.

Ainda de acordo com os pesquisadores, “a análise genética destacou uma relação próxima entre os pais da criança, sugerindo que eles provavelmente eram primos de primeiro grau”. Este é considerado um fenômeno raramente encontrado no Paleolítico, no qual viveu a criança, sendo mais comum durante o Neolítico.

Leia mais

Olhos azuis são causados por mutação no gene OCA2 (Imagem: Radu Bighian/iStock)

Mutação responsável pelos olhos azuis foi identificada

  • Ainda segundo o estudo, publicado na revista Nature Communications, a criança apresentava uma mutação no gene OCA2.
  • Os cientistas explicam que é justamente esta modificação genética que causa os olhos azuis.
  • Análises genéticas sugerem que a mutação teria surgido na Europa entre 6 mil e 10 mil anos atrás.
  • Até então, o exemplar mais antigo conhecido era de cerca de 14 mil anos, conhecido como homem Villabruna.
  • Agora, a criança pode ser o primeiro exemplar conhecido de um humano de olhos azuis.
  • Os pesquisadores acreditam que os dois indivíduos tenham pertencido a um mesmo grupo antigo e que seria o ponto de partida para todos os homens modernos que têm olhos azuis.
Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.