A Casa Branca de Trump está dominada pelo Vale do Silício

Após nomear Elon Musk para Departamento de Eficiência, Donald Trump seleciona mais executivos do setor de tecnologia para novo mandato
Bruna Barone26/12/2024 08h01
Donald Trump apontando para a câmera
(Imagem: Jonah Elkowitz/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, tem convocado nomes de peso do setor da tecnologia para seu novo mandato. A tendência é que a influência do Vale do Silício seja cada vez maior na Casa Branca, segundo a CNBC. O republicano toma posse no dia 20 de janeiro em cerimônia que será realizada em Washington, DC.

Uma das nomeações mais recentes é a de Scott Kupor, sócio-gerente da Andreessen Horowitz, uma empresa privada de capital de risco que investe em negócios ligados à inteligência artificial, criptomoedas, fintechs, entre outros.

Kupor será diretor do Escritório de Gestão de Pessoal, que recruta funcionários para o governo americano. “Obrigado @realDonaldTrump pela oportunidade de servir nosso país ajudando @elonmusk, @VivekGRamaswamy e toda a equipe do DOGE a fazer da eficiência um princípio central do governo federal”, escreveu ele em uma publicação no X.

Donald Trump de terno e olhando ligeiramente para o lado
Trump toma posse em 20 de janeiro para segundo mandato (Imagem: Maxim Elramsisy/Shutterstock)

Leia Mais:

Musk por trás das nomeações?

Também ficou definido que Sriram Krishnan será consultor sênior de política para inteligência artificial no Escritório de Política Científica e Tecnológica da Casa Branca. Além de ter passagem pela Microsoft, Krishnan atuou recentemente como sócio geral na Andreessen Horowitz.

O executivo também já trabalhou com Elon Musk, segundo a CNBC, quando o empresário adquiriu o antigo Twitter por US$ 44 bilhões (R$ 270,7 bilhões pela cotação atual) em 2022. Um dos principais financiadores da campanha de Trump, o proprietário do X foi escolhido para liderar o Departamento de Eficiência Governamental.

Musk vai liderar Departamento de Eficiência Governamental no segundo mandato de Trump (Imagem: Frederic Legrand – COMEO/Shutterstock)

Já Ken Howery, um cofundador do PayPal e do Founders Fund — também uma empresa de capital de risco —, foi indicado para ocupar a embaixada dos Estados Unidos no Reino da Dinamarca.  

O ex-diretor administrativo na startup de tecnologia Scale AI, Michael Kratsios, será diretor do Escritório de Política Científica e Tecnológica da Casa Branca. Ele trabalhou como diretor de tecnologia durante o primeiro mandato de Trump, segundo a reportagem. E o ex-executivo da Uber Emil Michael será subsecretário de pesquisa e engenharia.

Bruna Barone
Colaboração para o Olhar Digital

Bruna Barone é formada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Atuou como editora, repórter e apresentadora na Rádio BandNews FM por 10 anos. Atualmente, é colaboradora no Olhar Digital.