Imagem: PP_Phototalk/Shutterstock
Você já tomou uma cerveja de arroz? A bebida, que tem como ingrediente principal o grão (até 40% da receita), se caracteriza por ser mais clara e leve, com um sabor delicado e menos amargo. Várias empresas vendem o produto atualmente, mas a criação dele é muito mais antiga.
Cientistas do Instituto de Relíquias Culturais e Arqueologia da Província de Zhejiang, na China, analisaram fragmentos de potes do sítio de Changshan e identificaram as presenças de fitólitos (plantas fossilizadas), grânulos de amido e fungos. Segundo eles, os objetos eram utilizados para fermentação, armazenamento, cozimento, processamento e apresentação da cerveja de arroz.
Os artefatos são datados entre 10 mil e 9 mil anos atrás e são a evidência mais antiga do processo de fermentação de álcool do leste asiático, além de representarem uma das primeiras fabricações de cerveja de arroz do mundo.
Segundo os pesquisadores, o povo de Changshan usava o arroz como principal fonte de alimento. Folhas e cascas do grão também eram usadas na produção de potes, revelando a importância do produto para a população.
Ainda de acordo com a equipe, muitos dos grânulos apresentam sinais de degradação enzimática e gelatinização, características do processo de fermentação. Diversos elementos fúngicos também estavam presentes, como mofo Monascus e células de levedura, associados a iniciadores de qu (uma bebida chinesa) e sua fabricação tradicional, como no processo de feitura de hongqujiu, ou vinho de arroz de levedura vermelha.
Leia mais
Esta post foi modificado pela última vez em 27 de dezembro de 2024 13:49