Imagem: Steve Allen/Shutterstock
Pesquisadores agora conseguiram desvendar a origem da Falha de Denali, responsável pela formação do Monte Denali, a montanha mais alta da América do Norte.
Um estudo recente publicado na Geology revelou que a falha é uma antiga marca de sutura, onde duas massas de terra se uniram. Entre 72 e 56 milhões de anos atrás, a placa oceânica Wrangellia colidiu com a borda oeste da América do Norte e ficou presa ali, um evento que levou à criação da Falha de Denali.
Leia mais:
Os resultados confirmaram que essas três seções da falha se formaram ao mesmo tempo, com características similares, a partir de um fenômeno chamado metamorfismo invertido.
Nesse processo, rochas formadas sob altas pressões e temperaturas ficam sobre rochas mais rasas devido a forças tectônicas que deformam a crosta terrestre.
Esse fenômeno foi observado nas regiões da Falha de Denali, evidenciando que elas se formaram na zona de sutura entre a placa norte-americana e a subplaca Wrangellia, revelando o processo de “costura” de massas de terra distantes à América do Norte, algo essencial para compreender a complexa geologia da região.
Esta post foi modificado pela última vez em 26 de dezembro de 2024 19:29