Você tem Windows 11? Atenção com essa falha!

A Microsoft está alertando os usuários sobre a possibilidade de travamento da instalação das atualizações do Windows 11
Alessandro Di Lorenzo27/12/2024 11h28
Tela do Windows 11
Tela do Windows 11 (Imagem: charnsitr/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Microsoft está alertando os usuários sobre falhas identificadas em mídias usadas para a instalação do Windows 11. Segundo a empresa, isso pode fazer com que os computadores não recebam atualizações de segurança futuras.

O bug foi identificado em instaladores do sistema operacional de USB e CD feitos com patches de lançamento de outubro e novembro deste ano. Os problemas começaram com a atualização 24H2, cuja distribuição foi temporariamente suspensa pela companhia.

Travamento das atualizações do Windows 11

  • De acordo com a Microsoft, ao usar a mídia para instalar o Windows 11 pode ocorrer o travamento da instalação das atualizações.
  • Segundo relatos de usuários, elas ficam paralisadas em torno de 60-70%, não concluindo o processo.
  • A empresa, no entanto, destaca que o problema não afeta os PCs que receberam os patches de outubro ou novembro por meio do Windows Update ou do site do Catálogo do Microsoft Update.
  • Uma atualização, lançada em dezembro, corrigiu as falhas e pode ser utilizada para reverter o problema, sendo necessário reinstalaram o sistema operacional.
Falha impede atualizações de segurança no Windows 11 (Imagem: Mojahid Mottakin/Shutterstock)

Leia mais

Outros problemas foram identificados

Usuários ainda relataram que, após a instalação, seus dispositivos de áudio (alto-falantes integrados, Bluetooth e fones de ouvido) pararam de funcionar. Eles afirmam que aplicativos não conseguem reconhecer os dispositivos.

A causa raiz do problema foi uma incompatibilidade com o componente “cridspapo.dll”, presente em alguns computadores, principalmente aqueles com software Dirac. A Microsoft informou ter implementado um “bloqueio de compatibilidade” para computadores com Dirac, interrompendo a oferta da atualização 24H2 para esses sistemas.

Microsoft prometeu uma resolução definitiva para as falhas (Imagem: bluestork/Shutterstock)

Ao mesmo tempo, algumas pessoas reclamaram do congelamento do Menu Iniciar. A companhia diz que trabalha para uma resolução definitiva de todas as falhas, mas lembra que a nova atualização, lançada em dezembro deste ano, já resolveu a maioria delas.

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.