Vestígios de um sapato do século 15 achado numa cápsula do tempo arqueológica de 500 anos na Holanda (Reprodução: Município de Alkmaar)
Recentemente, arqueólogos locais encontraram uma “cápsula do tempo arqueológica” de 500 anos, cujo interior resguardava itens como um sapato antigo do século 15. A descoberta ocorreu na cidade de Alkmaar, na Holanda, durante obras em um esgoto subterrâneo.
O termo “cápsula do tempo arqueológica” se refere a um item ou local que preservou, de maneira não intencional, um ou mais objetos por muito tempo. Nesse caso, a cápsula estava submersa em um local sem oxigênio, o que favoreceu a preservação dos objetos. O objeto foi avistado dentro de um fosso, local que fora utilizado como banheiro durante os anos de 1450 a 1588 d.C, segundo análise dos estudiosos.
Dentre os objetos encontrados, estavam um sapato de madeira de bétula –– proveniente do século 15 –– e vestígios de um medidor de grãos. Nancy de Jong é a arqueóloga responsável pelo estudo dos itens e comentou que, entre os Países Baixos e a Bélgica, apenas 44 sapatos históricos foram achados, e todos eles eram mais velhos e se encontravam num estado de preservação muito pior do que o encontrado na cápsula.
Segundo os registros históricos, o hábito da população dos Países Baixos há mais de 500 anos –– isto é, no século 15 –– era o de reutilizar os itens que já não serviam mais. É possível citar, por exemplo, que um sapato poderia ser destruído e os seus restos seriam utilizados para desenvolver outro objeto; ou, ainda, queimado na lareira para aquecer as casas. A maior parte dos calçados era áspera e de aspecto mais rústico, porém, o sapato encontrado no fosso detinha uma sola dupla e design mais elegante –– um calçado para a cidade, de fato.
Leia mais:
O outro objeto encontrado e que chamou a atenção foi um medidor de grãos, feito em carvalho fino. Ao que se sabe, apenas cinco fragmentos de outros medidores de grãos foram encontrados entre Bélgica e Países Baixos. O item só é conhecido por arqueólogos e historiadores mediante descrições e/ou gravuras feitas nos séculos passados, então, o fato de essa cápsula possuir um medidor relativamente conservado é importante para registros históricos.
O passo seguinte é estudar os objetos, restaurá-los e conservá-los para que, eventualmente, sejam exibidos ao público.
Esta post foi modificado pela última vez em 29 de dezembro de 2024 18:58