A maior cápsula do tempo foi selada há mais de 80 anos, no entanto, ela não será aberta por mais de 6 mil anos. Sua inspiração é nos antigos egípcios e ela mostrará para as futuras civilizações um pouco de como era a Terra na década de 1930.

A ideia foi concebida pelo historiador Thornwell Jacobs em 1936, enquanto ele estudava o Antigo Egito. Ele percebeu o quão pouco sabíamos sobre a antiga civilização, e que todo conhecimento que tínhamos era graças as tumbas dos antigos faraós, as pirâmides, e a algumas tabuletas sumérias com inscrições.

publicidade

Assim surgiu a ideia de eternizar o momento em que ele vivia como um dever arqueológico para futuras civilizações estudarem. Surgia então a primeira cápsula do tempo moderna.

Leia mais:

publicidade

Itens da cápsula do tempo

Em uma grande sala, que era uma antiga piscina, localizada em Phoebe Hearst Hall, na Oglethorpe University, na Geórgia, Jacobs encheu de artefatos da década de 1930 e dos últimos 6 mil anos. Como uma espécie de “tumba do faraó” a cápsula contém:

  • Gravações do clarinetista Artie Shaw;
  • Filmes mostrando eventos fotografados de 1898 em diante;
  • 100 livros em microfilme;
  • Livro de registros, detalhando cada objeto e sua forma de usar.

Entre os artefatos do cotidiano da época, estava um pequeno modelo do Pato Donald, mas nenhuma joia, metais preciosos ou outro item de valor foi guardado na cápsula.

publicidade

Para tentar suprir a barreira da comunicação que existirá entre nós e as futuras civilizações, também foi deixado na sala um integrador de linguagem. O dispositivo funciona a manivela e combina simultaneamente imagem, nome em inglês e pronúncia de determinados objetos,

A cápsula do tempo só poderá ser aberta em 8113 d.C., isso porque ela foi construída 6177 anos depois da criação do calendário egípcio. Assim, a sala representaria o ponto médio entre o Antigo Egito e a abertura do cofre cheio de artefatos.

publicidade

A cápsula foi selada quatro anos depois de sua idealização, em 1940, quando estourava a Segunda Guerra Mundial e em sua porta foi escrito: “O mundo está empenhado em enterrar nossa civilização para sempre, e aqui nesta cripta deixamos isso para você.”

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!