Starlink vai oferecer internet via satélite para celulares na Ucrânia

A empresa de Elon Musk fechou um acordo com a Kyivstar, uma das principais companhias de telecomunicação da Ucrânia
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Gabriel Sérvio 30/12/2024 17h57, atualizada em 06/01/2025 19h14
Celular com logotipo da Starlink na tela
(Imagem: Ssi77/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Ucrânia será um dos primeiros países a testar o serviço de internet via satélite oferecido pela Starlink para celulares. A empresa de Elon Musk fechou um acordo com a Kyivstar, uma das principais companhias de telecomunicação ucranianas.

A parceria permitirá que a população do país tenha acesso à conexão móvel de forma ininterrupta. Não será necessária a instalação de nenhum hardware ou software, com os dispositivos apenas tendo que ter a capacidade de suportar a conexão 4G.

Serviço deve ser liberado apenas no ano que vem

De acordo com a Kyivstar, os 23 milhões de usuários da empresa poderão usar a internet via satélite para enviar mensagens de texto, mesmo que a rede terrestre do país esteja inativa (um efeito da guerra com a Rússia).

A previsão é que o serviço da Starlink, chamado de “Direct to Cell”, entre em operação na Ucrânia no quarto trimestre de 2025. Ainda há a expectativa de que recursos de transmissão de voz e dados sejam disponibilizados logo depois.

Bandeiras da Rússia e da Ucrânia sobre mapa
Parceria vai ajudar os ucranianos em meio à guerra contra a Rússia (Imagem: evan_huang/Shutterstock)

A parceria faz parte das ações de ajuda da empresa de Musk aos ucranianos em meio ao conflito no leste europeu. Desde o início de 2022, quando os russos invadiram a região, a companhia enviou milhares de terminais Starlink para a Ucrânia.

Estes dispositivos portáteis permitem a conexão de banda larga diretamente da constelação de satélites da Starlink, substituindo as redes ucranianas que têm sido sistematicamente danificadas por ataques do Kremlin. Os equipamentos também têm sido utilizados pelos militares ucranianos.

Starlink
Starlink quer oferecer acesso à internet via satélite também para os celulares (Imagem: Mike Mareen/Shutterstock)

Leia mais

  • A SpaceX finalizou, em dezembro deste ano, a sua primeira constelação de satélites Starlink que permitem a conexão de celulares à internet.
  • A empresa também já firmou acordos com companhias de telecomunicações de alguns países do mundo para disponibilizar o serviço, incluindo a T-Mobile, nos EUA.
  • Além disso, fechou parcerias com companhias aéreas para oferecer Wi-Fi gratuito nos voos.
  • Lembrando que a conexão, até agora, era exclusiva para desktops.
  • Com a chegada do serviço para os celulares, a expectativa é que o número de usuários da Starlink aumente ainda mais.
  • A empresa atingiu nos últimos meses a marca de quatro milhões de assinantes em todo o mundo.
  • Deste total, 5% estão no Brasil (pouco mais de 200 mil clientes).
Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Gabriel Sérvio é formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase e faz parte da redação do Olhar Digital desde 2020.