Governo suspende emissão de vistos a trabalhadores chineses da BYD

Autoridades brasileiras encontraram 163 operários, que trabalhavam na construção da fábrica da BYD, em condições análogas à escravidão
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Pedro Spadoni 30/12/2024 10h34, atualizada em 06/01/2025 19h14
Logo da BYD em fachada
Chinesa está investindo pesado no País (Imagem: Robert Way/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Ministério de Relações Exteriores confirmou que o governo brasileiro suspendeu a concessão de vistos temporários para trabalhadores chineses que atuam na construção da fábrica da BYD em Camaçari, na Bahia. A decisão foi tomada após uma força-tarefa de órgãos federais identificar irregularidades no local.

Segundo as investigações, 163 operários foram encontrados em condições análogas à escravidão. Eles trabalhavam para a Jinjiang Group, uma das empreiteiras contratadas pela empresa chinesa para a obra.

Suspensão dos vistos valerá até o final das investigações

  • O visto de trabalho concedido aos trabalhadores chineses é do tipo Vitem V, concedido a estrangeiros com qualificações e/ou experiência compatíveis com as atividades a serem realizadas no Brasil;
  • A suspensão de novos vistos foi informada ao governo da China e vale até que a apuração sobre a denúncia de trabalho escravo seja concluída;
  • O Ministério da Justiça e Segurança Pública, responsável pela análise da documentação e pela concessão dos vistos de trabalho, afirmou que tem acompanhado as fiscalizações do Ministério Público do Trabalho e do Ministério do Trabalho;
  • Em nota, o órgão disse que “caso a apuração comprove o desrespeito à legislação migratória, inclusive no que concerne ao tipo de vínculo trabalhista entre a empresa e os empregados migrantes, as autorizações de residência concedidas serão canceladas, conforme prevê a legislação brasileira”;
Irregularidades foram encontradas nas obras de construção da fábrica da BYD em Camaçari, na Bahia (Imagem: BYD/Divulgação)

Leia mais

Nota da BYD sobre o assunto

“Nesta segunda-feira (23), a BYD Auto do Brasil recebeu notificação do Ministério do Trabalho e Emprego de que a construtora terceirizada Jinjiang Construction Brazil Ltda havia cometido graves irregularidades. A BYD Auto do Brasil reafirma que não tolera desrespeito à lei brasileira e à dignidade humana. Diante disso, a companhia decidiu encerrar imediatamente o contrato com a empreiteira para a realização de parte da obra na fábrica de Camaçari (BA) e estuda outras medidas cabíveis. A BYD Auto do Brasil reforça que os funcionários da terceirizada não serão prejudicados por essa decisão, pois vai garantir que todos os seus direitos sejam assegurados.

A companhia determinou, na data de hoje, que os 163 trabalhadores dessa construtora sejam transferidos para hotéis da região. A BYD Auto do Brasil já vinha realizando, ao longo das últimas semanas, uma revisão detalhada das condições de trabalho e moradia de todos os funcionários das construtoras terceirizadas responsáveis pela obra, notificando por diversas vezes essas empresas e inclusive promovendo os ajustes que se comprovavam necessários.

byd
BYD disse não tolerar nenhum “desrespeito à lei brasileira e à dignidade humana” e encerrou o contrato com a empreiteira (Imagem: Cobalt S-Elinoi/Shutterstock)

‘A BYD Auto do Brasil reitera seu compromisso com o cumprimento integral da legislação brasileira, em especial no que se refere à proteção dos direitos dos trabalhadores. Por isso, está colaborando com os órgãos competentes desde o primeiro momento e decidiu romper o contrato com a construtora Jinjiang’, afirmou Alexandre Baldy, vice-presidente sênior da BYD Brasil .

A companhia opera há dez anos no Brasil, sempre seguindo rigorosamente a legislação local e mantendo o compromisso com a ética e o respeito aos trabalhadores.”

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Pedro Spadoni
Redator(a)

Pedro Spadoni é jornalista formado pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Já escreveu para sites, revistas e até um jornal. No Olhar Digital, escreve sobre (quase) tudo.