Meta: em breve, Instagram estará cheio de perfis de IA

Se depender da big tech, contas artificiais vão conviver junto com outros usuários nas redes sociais
Por Vitoria Lopes Gomez, editado por Pedro Spadoni 02/01/2025 20h03
instagram-IA-1920x1080.png
(Imagem gerada por IA via DALL-E/Olhar Digital)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Se depender da Meta, usuários de redes sociais do Instagram e Facebook em breve estarão convivendo com perfis de IA. A empresa está apostando em personagens gerados artificialmente para aumentar o engajamento nas plataformas e torná-las “mais divertidas”.

Embora a previsão seja que isso aconteça em alguns anos, a big tech já tem lançado recursos de IA para criadores de conteúdo.

Redes sociais estarão repletas de ‘usuários de IA’

De acordo com o Financial Times, a Meta está lançando uma gama de produtos de IA, inclusive um que ajuda usuários a criar personagens de IA no Instagram e no Facebook. Por enquanto, o objetivo é aumentar o engajamento nas plataformas.

meta apps
Meta já está lançando produtos de IA em suas redes sociais (Imagem: Tada Images/Shutterstock)

Segundo Connor Hayes, vice-presidente de produto para IA generativa na companhia, a esperança é que, com o tempo, os “usuários de IA” existam nas redes sociais da mesma forma que outras contas.

Eles terão biografias e fotos de perfil e poderão gerar e compartilhar conteúdo alimentado por IA na plataforma… é para onde vemos tudo isso acontecendo.

Connor Hayes, vice-presidente de produto para IA generativa na Meta

Outra prioridade da empresa é tornar o Instagram e Facebook “mais divertidos e envolventes” nos próximos dois anos. Hayes afirmou que centenas de milhares de personagens de IA já foram criados usando o recurso, que foi lançado nos Estados Unidos em julho deste ano. No entanto, boa parte deles continua privado.

Contas de IA já existem no Instagram, mas boa parte continua privada (Imagem: Primakov/Shutterstock)

Meta aposta em IA para criadores de conteúdo

  • A proposta da Meta vem num momento em que companhias de redes sociais estão competindo pela vanguarda na IA generativa como forma de atrair e reter usuários;
  • No ano passado, por exemplo, TikTok e Snapchat foram algumas das plataformas que apostaram na geração artificial de conteúdo;
  • Além da geração de usuários artificiais, a Meta apresentou um recurso de assistente de IA para responder perguntas de usuários;
  • Para 2025, a empresa planeja um software de geração de vídeos a partir de prompts de texto para criadores de conteúdo.

Leia mais:

Especialistas alertam para os riscos de ‘usuários de IA’ nas redes da Meta

Como toda nova tecnologia, a presença de IA nas redes sociais tem riscos.

Becky Owen, ex-chefe da equipe de inovações para criadores da Meta, alertou para o potencial dos “usuários artificias” serem usados para espalhar desinformação. Pensando nisso, as regras da Meta estabelecem que o conteúdo gerado por IA deve ser rotulado.

Outro problema apontado por Owen é que, embora os personagens de IA possam ser divertidos, podem acabar enchendo as plataformas de material de baixa qualidade, o que prejudica o trabalho de criadores de conteúdo humanos. E cria desconfiança por parte dos usuários.

Vitória Lopes Gomez é jornalista formada pela UNESP e redatora no Olhar Digital.

Pedro Spadoni
Redator(a)

Pedro Spadoni é jornalista formado pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Já escreveu para sites, revistas e até um jornal. No Olhar Digital, escreve sobre (quase) tudo.