Enormes pegadas de dinossauros são descobertas na Inglaterra

Escavações localizaram cinco trilhas extensas criadas por dinossauros, com uma delas medindo mais de 150 metros de comprimento
Alessandro Di Lorenzo03/01/2025 16h50, atualizada em 24/01/2025 09h53
pegada-dinossauro-1-1920x1080
Imagem: reprodução/Dra. Emily Swaby/redes sociais
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Uma descoberta indica que o Megalossauro, um enorme dinossauro carnívoro de cerca de 6 metros de comprimento e que pesava cerca de 700 kg, costumava percorrer trilhas extensas em Oxfordshire, no sul da Inglaterra. Pesquisadores identificaram no local centenas de pegadas que datam da metade da Era Jurássica.

Escavações realizadas na pedreira Dewars Farm resultaram na localização de cinco trilhas extensas. Uma delas media mais de 150 metros de comprimento. As pegadas estavam enterradas e vieram à tona após um trabalhador local sentir “solavancos incomuns” quando estava retirando argila com seu veículo para expor o piso da pedreira.

Trilhas foram feitas por espécies diferentes

  • De acordo com pesquisadores das Universidades de Oxford e Birmingham, responsáveis pela descoberta, quatro das trilhas encontradas foram feitas por dinossauros herbívoros gigantescos, de pescoço longo, chamados saurópodes.
  • O mais provável é que elas tenham sido criadas pelo Cetiossauro, um primo de até 18 metros de comprimento do conhecido Diplodoco.
  • Já a quinta trilha foi feita pelo dinossauro terópode carnívoro Megalossauro, um exímio predador que tinha pés de três dedos com garras muito afiadas.
Representação artística de um Megalossauro (Imagem: Michael Rosskothen/Shutterstock)

Leia mais

Pegadas dos dinossauros se cruzam

Segundo os cientistas, as pegadas de carnívoros e herbívoros, que têm cerca de 166 milhões de anos, se cruzam em certo ponto. Esta descoberta levanta questões sobre a possibilidade dos dois tipos de dinossauros terem interagindo e como isso teria acontecido.

O Megalossauro foi o primeiro dinossauro a ser nomeado e descrito cientificamente, em 1824. Este é considerado o ponto de partida para o extenso trabalho de pesquisadores do mundo todo em busca de informações sobre estes antigos animais.

https://twitter.com/EmilyJSwaby/status/1874762523918151754

Os responsáveis pela mais recente descoberta destacam que a ciência conhece e estuda o Megalossauro há mais tempo do que qualquer outro dinossauro da Terra. No entanto, a localização das pegadas sugere que ainda existem evidências destas antigas criaturas esperando para serem encontradas.

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.