Governo quer acelerar emissão da Carteira de Identidade Nacional

A antiga carteira de identidade ainda não perdeu a validade, mas só será aceita até 28 de fevereiro de 2032
Alessandro Di Lorenzo03/01/2025 16h38, atualizada em 24/01/2025 09h53
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Mais de 17,3 milhões de novas carteiras de identidade já foram emitidas em todo o Brasil. Desde o dia 11 de janeiro de 2024, todos os estados brasileiros devem disponibilizar o novo RG, que tem versão digital e impressa, similar à Carteira Nacional de Habilitação.

Após uma fase de testes, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos agora quer impulsionar a confecção do novo documento. A Carteira de Identidade Nacional (CIN) é considerada mais segura, além de representar avanços econômicos e de políticas públicas no país.

Mudança vai diminuir número de fraudes

Até agora, cada cidadão poderia ter até 27 RGs diferentes, um por unidade da federação. Com a implementação da nova identidade, o brasileiro passa a adotar apenas o CPF como número identificador.

Além disso, a mudança diminui a probabilidade de fraudes. A nova carteira apresenta ainda um QR Code, que permite verificar a autenticidade do documento, bem como saber se foi furtado ou extraviado, por meio de qualquer smartphone. Ela conta ainda com um código de padrão internacional chamado MRZ, o mesmo utilizado em passaportes.

Documento passa a adotar apenas o CPF como número identificador (Imagem: reprodução/governo de Roraima)

A projeção do governo federal é que, até o fim de 2026, cerca de 130 milhões de brasileiros já tenham emitido o novo documento. Isso representa cerca de dois terços da população nacional. Para isso, uma força-tarefa em parceria com os estados foi criada.

Além de acelerar a emissão da CIN, as autoridades brasileiras estão de olho em um programa piloto adotado pelo Piauí e que disponibiliza a nova carteira para os recém-nascidos assim que eles saem da maternidade. Esta iniciativa tem ajudado a colocar o estado na primeira colocação quando o assunto é a confecção do novo RG.

Segundo dados do governo, mais de 27% da população piauiense já possui o documento atualizado. Na sequência aparecem o Acre (22,59%). Mato Grosso (17,78%), Alagoas (17,68%) e Santa Catarina (16,38%). As informações são de O Globo.

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Carteira de Identidade Nacional está sendo emitida por todos os estados (Imagem: Agência Brasil)

Como emitir a nova Carteira de Identidade Nacional

  • Para a emissão, é necessário procurar a Secretaria de Segurança Pública do seu estado.
  • O requerente deverá apresentar a certidão de nascimento ou de casamento em formato físico ou digital.
  • O documento será expedido em papel de segurança ou em cartão de policarbonato (plástico), além do formato digital.
  • A primeira via e as renovações, em papel e em formato digital pelo aplicativo GOV.BR, são gratuitas, de acordo com a Lei 7.116/83. 
  • Já a segunda via tem um custo que varia de estado para estado.
  • Além disso, se o cidadão desejar a opção em policarbonato (plástico) haverá cobrança por parte do estado emissor.
  • Lembrando que a antiga carteira de identidade ainda não perdeu a validade, mas só será aceita até 28 de fevereiro de 2032.
Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.