Recurso importante prometido há meses pela OpenAI ainda não foi lançado

Ferramenta anunciada há sete meses protegeria direitos autorais de artistas, mas segue sem previsão de ser lançada
Leandro Costa Criscuolo03/01/2025 16h47, atualizada em 24/01/2025 09h57
Logo da OpenAI em um smartphone
(Imagem: TY Lim/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A OpenAI anunciou, em maio, o desenvolvimento do Media Manager, uma ferramenta que permitiria a pessoas como artistas ou criadores de conteúdo a especificar como seus trabalhos seriam incluídos ou excluídos dos dados de treinamento de IA.

A intenção era atender a críticas sobre o uso não autorizado de conteúdo e evitar desafios legais relacionados a direitos autorais. No entanto, sete meses depois, a ferramenta ainda não foi lançada.

Fontes que estiveram em contato com o TechCrunch indicaram que o projeto não recebeu grande prioridade interna, com um ex-funcionário afirmando que a ferramenta “não parecia uma prioridade”.

Leia também:

openAI
Lançar o recurso que ajudaria a evitar violações de direitos autorais não seria prioridade da OpenAI – Imagem: Vitor Miranda / Shutterstock

Em outubro, Fred von Lohmann, membro da equipe jurídica da OpenAI responsável pelo projeto, deixou a empresa, o que levantou mais questões sobre o andamento do Media Manager.

Problemas judiciais

  • A OpenAI já enfrentou ações legais de artistas, escritores e outras entidades que acusam a empresa de treinar seus modelos de IA com trabalhos protegidos por direitos autorais sem permissão.
  • Apesar de lançar métodos ad hoc para os criadores optarem por não participar de seu treinamento, como um formulário para remover imagens de seus conjuntos de dados, as soluções existentes foram criticadas como insuficientes.
  • O Media Manager foi projetado para ser uma solução mais robusta, utilizando aprendizado de máquina para ajudar os criadores a protegerem seus conteúdos.

A OpenAI esperava que a ferramenta fosse um modelo para a indústria de IA. No entanto, a empresa não forneceu atualizações desde o anúncio e não deu uma previsão de lançamento.

Classe artística e demais criadores acusam a startup de usar trabalhos protegidos por direitos autorais sem permissão – Imagem: xlaura / Shutterstock
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.