X: Elon Musk anuncia mudança no algoritmo e é acusado de censura

A ideia é mostrar mais conteúdos informativos e de entretenimento aos usuários, acabando com a "negatividade" no X
Alessandro Di Lorenzo06/01/2025 10h31
logo do X e silhueta de elon musk
(Imagem: kovop / Shutterstock.com)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Se você já acessou o X deve ter percebido que a rede social está longe de ser um ambiente saudável. O próprio Elon Musk, dono do antigo Twitter, parece concordar com isso e está adotando uma medida para reverter este cenário.

O bilionário acaba de anunciar uma mudança no algoritmo. A ideia é mostrar mais conteúdos informativos e de entretenimento, o que teria o potencial de maximizar o tempo gasto pelos usuários na plataforma.

Objetivo é acabar com a “negatividade” no X

  • Apesar de parecer positiva, a mudança tem enfrentado alguma resistência.
  • Musk está sendo acusado de censura e muitos questionaram quem teria o direito de determinar o que constitui “negatividade” na plataforma.
  • Além disso, o empresário terá um cargo oficial no governo dos Estados Unidos.
  • Analistas observam que a medida pode servir para aumentar a aprovação da gestão do aliado Donald Trump a partir da “supressão” de notícias negativas.
  • Em uma postagem recente no X, o empresário afirmou que o conteúdo negativo até aumenta o tempo de uso, mas não o tempo do usuário ativo.

Leia mais

Discussão recente pode ter motivado decisão de Musk

O anúncio da mudança ocorreu dias depois de Musk supostamente ter removido recursos premium de várias contas após uma briga online sobre vistos de imigração. Em 27 de dezembro, uma polêmica surgiu no X depois que o bilionário sugeriu que os Estados Unidos deveriam reformular o processo de imigração para atrair os melhores talentos de países estrangeiros.

Vários influenciadores de direita nas redes sociais começaram a atacar Musk publicamente em resposta à publicação. Eles argumentaram que os EUA não tinham escassez de talentos e precisavam de taxas de imigração menores.

Musk afirmou que o conteúdo negativo até aumenta o tempo de uso, mas não o tempo do usuário ativo (Imagem: Primakov/Shutterstock)

Após o debate acalorado, o dono da rede social foi acusado de remover o acesso de alguns usuários a recursos premium e monetização. O cofundador da criptomoeda Ethereum, Vitalik Buterin, por exemplo, pediu a Musk que permanecesse comprometido com a liberdade de expressão na plataforma e não banisse usuários por discordâncias ou por expressar opiniões.

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.