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A CES 2025 já começou e, conforme informações da AFP (e republicadas pelo TechXplore), não são os carros que estão nos holofotes do transporte autônomo este ano.
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Estão sendo reveladas importantes inovações em transporte autônomo para setores, como agricultura, construção e navegação, contrastando com o progresso mais lento na implementação dessa tecnologia em veículos de estrada.
Produtos, como tratores autônomos, caminhões basculantes e barcos com capacidade de atracação autônoma, estão prontos para comercialização, demonstrando como a tecnologia pode ser aplicada em ambientes mais controlados, onde os desafios são menos complexos do que nas vias públicas.

Setores que esbarram em obstáculos para o transporte autônomo
- A dificuldade de criar veículos autônomos para o tráfego rodoviário é muito maior devido a fatores imprevisíveis, como manobras de motoristas, pedestres e condições climáticas inesperadas, que exigem sofisticação muito maior. Mas, também, há desafios em outras áreas;
- No setor marítimo, questões, como baixa visibilidade e corrosão do equipamento, também complicam o uso da tecnologia, enquanto na agricultura, problemas, como insetos interferindo nos sensores, têm sido desafio;
- Embora a tecnologia de veículos autônomos esteja avançando em setores específicos, a autonomia total para carros em vias públicas continua distante.
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Empresas, como Waymo e Zoox, além de montadoras, como Mercedes-Benz e BMW, estão fazendo progressos com testes limitados, mas desafios de segurança e regulamentação ainda precisam ser resolvidos.
O conceito de autonomia total em veículos de estrada provavelmente levará mais dez a 15 anos para ser amplamente adotado, com muitos obstáculos técnicos e regulatórios a serem superados.
