Sistema operacional da Nvidia estará em novos carros da Toyota

Anúncio na CES 2025 destaca parceria da montadora japonesa com gigante dos chips gráficos para seus veículos de próxima geração
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Rodrigo Mozelli 08/01/2025 01h04, atualizada em 24/01/2025 09h58
Fachada da Toyota
(Imagem: RidhamSupriyanto/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Nesta terça-feira (7), durante a CES 2025, a Toyota anunciou que seus futuros veículos terão recursos de direção automatizada, impulsionados pela tecnologia da Nvidia.

Informações do TechCrunch também revelam o uso do supercomputador Drive AGX Orin da Nvidia e do sistema operacional DriveOS, que se destaca pelo processamento de inteligência artificial (IA) em tempo real e integração de funções avançadas de direção e cockpit.

O Drive AGX Orin, que processa dados dos sensores em tempo real, é parte crucial da plataforma de direção autônoma da gigante dos chips gráficos, que também inclui o Nvidia DGX, utilizado para treinamento de modelos de IA, e a plataforma Omniverse, destinada a testar software de veículos autônomos e gerar dados sintéticos em simulação.

Logo da Nvidia
Tecnologia de direção autônoma da Nvidia será crucial para carros autônomos da Toyota (Imagem: JRdes/Shutterstock)

Parceria entre Toyota e Nvidia é antiga

  • A parceria entre as empresas remonta a 2019, quando o Toyota Research Institute iniciou o uso da tecnologia da Nvidia para desenvolver e validar sua tecnologia de veículos autônomos;
  • Em 2021, as empresas já haviam acordado integrar supercomputadores da Nvidia nos futuros veículos da Toyota;
  • Ali Kani, vice-presidente automotivo da Nvidia, ressaltou a importância dessa colaboração, que, agora, se expande para incorporar esses sistemas diretamente nos veículos da montadora, visando a melhoria da direção automatizada.

Leia mais:

Além da Toyota, outras empresas também estão avançando na direção de veículos autônomos. Durante a CES 2025, a startup Aurora Innovation e o fornecedor automotivo Continental anunciaram parceria de longo prazo para implantar caminhões autônomos utilizando o chip Nvidia Drive Thor, projetado especificamente para a computação automotiva.

Com sua gama de plataformas que abrangem desde treinamento até simulação e computação, a Nvidia projeta crescimento significativo de sua divisão automotiva, estimando que o negócio vertical alcance US$ 5 bilhões (R$ 30,36 bilhões, na conversão direta) até 2026.

Toyota
Toyota deu passo importante para melhorar a tecnologia de seus futuros carros autônomos (Imagem: OleksSH/Shutterstock)
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.