Microsoft estaria fazendo você usar o Bing acreditando ser o Google; entenda

Quem possui Bing como buscador padrão pode acreditar que está usando Google, mas, na verdade, não está
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Rodrigo Mozelli 08/01/2025 00h17, atualizada em 24/01/2025 09h58
Apps de Google e Bing na tela de um iPhone
Big techs brigam acirradamente por usuários (Imagem: Koshiro K/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Microsoft estaria adotando uma tática astuta para promover seu mecanismo de busca, o Bing, criando uma experiência de pesquisa que imita a do Google.

Quando um usuário pesquisa por “Google” no Bing sem estar logado em uma conta Microsoft, ele é direcionado a uma página de resultados que se parece muito com a interface da gigante das buscas, como notado pelo Windows Latest.

A página inclui uma barra de pesquisa semelhante à do Google, uma imagem parecida com um Doodle e um pequeno texto abaixo da barra de pesquisa. Para reforçar a semelhança, a Microsoft pode rolar automaticamente a página para baixo, ocultando o logotipo do Bing e tornando o visual ainda mais familiar.

O resultado de pesquisa do Google no Bing, que sem o logotipo do buscador da Microsoft no topo, pode enganar algum usuário – Imagem: Reprodução

Estratégia visa quem tem o Bing como buscador padrão

Essa estratégia parece ser especialmente voltada para novos usuários de PCs com o Microsoft Edge, onde o Bing é o mecanismo de busca padrão. A ideia é fazer com que as pessoas continuem usando o Bing sem perceber que estão sendo direcionadas para ele, ao invés de acessar diretamente o Google.

Página inicial do Microsoft Bing em celular Android
Estratégia parece ser especialmente voltada para novos usuários de PCs com o Microsoft Edge, onde o Bing é o mecanismo de busca padrão (Imagem: mundissima/Shutterstock)

Executiva do Google critica a Microsoft

  • A chefe do Chrome do Google, Parisa Tabriz, criticou a estratégia, em post no X (ex-Twitter);
  • Trabiz alega que esta nova tática é mais uma tentativa da Microsoft de enganar os usuários e limitar suas opções;
  • Ela chegou a dizer que “imitação é a forma mais sincera de bajulação“, já que a interface mostrada é realmente idêntica a que o Google possui;
  • A Microsoft ainda não comentou oficialmente sobre o assunto.

Embora o Google também incentive o uso do Chrome sobre o Microsoft Edge, suas táticas são mais sutis, enquanto a Microsoft tem adotado abordagens mais invasivas e agressivas no nível do sistema operacional, como modificações em sites e pop-ups, para promover seus próprios produtos.

O que diz a Microsoft

O Olhar Digital entrou em contato com a Microsoft sobre o assunto e aguarda resposta.

Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.