A Nokia e a Intuitive Machines alcançaram um marco histórico com a conclusão da integração final do Sistema de Comunicação Lunar de Superfície (LSCS, na sigla em inglês) da Nokia no módulo lunar Athena, parte da missão IM-2. Essa missão pioneira levará a primeira rede celular à Lua, com destino à região do polo sul lunar.
Essa tecnologia promete transformar a comunicação no espaço, utilizando o mesmo padrão 4G/LTE que conecta bilhões de dispositivos na Terra. Para isso, a Nokia adaptou o sistema para suportar os desafios extremos do ambiente lunar, desde temperaturas extremas até as exigências de lançamento e pouso.

Instalação e testes do sistema 4G lunar da Nokia
- O LSCS foi instalado em um dos painéis superiores de Athena, feito de compósito de carbono.
- A instalação contou com 14 pontos de montagem termicamente isolados, garantindo o isolamento contra as temperaturas congelantes do espaço profundo.
- Além disso, o sistema foi integrado à Proteção Térmica do lander, que gerencia o calor para manter o funcionamento ideal do LSCS, tanto em operação quanto em estado de repouso.
- Além do lander, o LSCS inclui dois módulos de dispositivos instalados em veículos de mobilidade lunar: o Micro-Nova Hopper, da Intuitive Machines, e o MAPP (Mobile Autonomous Prospecting Platform), desenvolvido pela Lunar Outpost.
- Após o pouso, esses veículos usarão os módulos para se conectar à rede instalada no Athena.
Tecnologia para exploração lunar
A rede celular da Nokia na Lua permitirá transmissão de vídeos em alta definição, comunicações de comando e controle e envio de dados de telemetria. A Intuitive Machines utilizará um serviço de transmissão direta para enviar os dados da rede de volta à Terra.
O Micro-Nova Hopper, apelidado de Grace, terá um papel crucial na exploração lunar. Ele está equipado para descer em crateras permanentemente sombreadas, onde poderá usar sensores para identificar depósitos de gelo. Esses dados serão transmitidos pela rede da Nokia para o Athena e, posteriormente, enviados à Terra.
Já o rover MAPP será responsável por mapear a superfície do polo sul lunar, coletando imagens estereoscópicas e dados ambientais durante sua missão de vários dias.

Leia mais:
- Como acontecem Lua Azul e Superlua Azul?
- Como funciona câmera da NASA que fotografou crateras escuras da Lua pela primeira vez
- O que é o lado escuro da Lua?
Visão para o futuro da exploração espacial
Thierry E. Klein, presidente da Bell Labs Solutions Research, destacou: “Pretendemos demonstrar que tecnologias celulares podem fornecer conectividade confiável e eficiente para missões futuras, tripuladas e não tripuladas, tanto na Lua quanto em Marte.”
Steve Altemus, CEO da Intuitive Machines, reforçou a importância dessa parceria: “A entrega do sistema 4G/LTE da Nokia à superfície lunar é um momento transformador para a comercialização do espaço e a evolução da economia lunar.”
O lançamento do módulo Athena está previsto para o final de fevereiro, a partir do Centro Espacial Kennedy, da NASA. Essa missão pode definir um novo padrão para a geração Artemis e além.