CES 2025: Google revela IA em TV para resumir notícias do dia

Recurso começará a ser lançado ainda este ano em dispositivos Google TV selecionados, sem data exata definida
Por Bruna Barone, editado por Rodrigo Mozelli 08/01/2025 00h36, atualizada em 24/01/2025 10h04
Captura-de-tela-2025-01-07-180958-1920x1080.png
Novo recurso do Gemini estará disponível ainda em 2025 (Imagem: Google/Divulgação)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Google revelou, nesta terça-feira (7), durante a CES 2025, a nova versão do sistema operacional de TV da empresa — que, agora, é equipado com a assistente de inteligência artificial (IA) Gemini para resumir notícias.

O agente é acionado pela função “News Brief”, que coleta as principais manchetes da internet e de vídeos do YouTube postados por meios de comunicação oficiais.

“Você e sua família poderão se reunir e ter uma conversa natural com sua TV. Isso tornará a busca em sua mídia mais fácil do que nunca e você poderá fazer perguntas sobre viagens, saúde, espaço, história e muito mais, com vídeos nos resultados para contexto adicional”, diz o comunicado da big tech.

O Google TV também vai permitir a criação de obras de arte personalizadas a partir de IA e o controle de dispositivos domésticos inteligentes a partir do modo ambiente. A empresa diz que o objetivo é tornar o aparelho “mais intuitivo e útil”.

Nova versão do Google TV terá resumo de notícias do dia (Imagem: Divulgação/Google)

Os recursos começarão a ser lançados ainda este ano em dispositivos Google TV selecionados, ainda sem data definida.

Leia mais:

Novidade do Google já está ameaçada?

  • A ideia de resumir notícias a partir de ferramentas de IA pode ser traiçoeira. O TechCrunch lembra que OpenAI, Microsoft e Perplexity estão enfrentando processos judiciais de empresas de mídia por falta de licenciamento e crédito adequado no uso dos conteúdos jornalísticos;
  • Além disso, a tecnologia pode abrir caminho para a desinformação a partir de alucinações. Recentemente, o Apple Intelligence, IA da maçã, fez interpretações erradas sobre um artigo de notícias da BBC e criou manchete falsa sobre a sexualidade do campeão mundial de tênis Rafael Nadal, como lembra a reportagem;
  • Para evitar constrangimentos com esse tipo de funcionalidade, a gigante das buscas vinha direcionando usuários para a Busca do Google, mas a versão mais recente do sistema de TV mostra nova direção da big tech na estratégia de ampliação do Gemini.

Google quer tornar relação com a TV mais “interativa” (Imagem: Divulgação/Google)
Bruna Barone
Colaboração para o Olhar Digital

Bruna Barone é formada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Atuou como editora, repórter e apresentadora na Rádio BandNews FM por 10 anos. Atualmente, é colaboradora no Olhar Digital.

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.