Nos últimos anos, os computadores perderam o centro das atenções do mundo da tecnologia. E isso não é diferente na CES 2025. Na última década, os PCs e laptops praticamente desapareceram dos estandes. Mas, esse ano, pudemos perceber algumas novidades nesse segmento. A principal delas tem a ver com o processamento.
E é mais uma má notícia para a Intel, a gigante que dominou o mercado de processadores por várias décadas. Os processadores baseados na tecnologia ARM estão tomando de assalto os novos computadores.
Marcas que, antes, eram comuns apenas nos smartphones, estão se tornando o centro nervoso também dos computadores, como é o caso da Snapdragon, franquia mais conhecida da Qualcomm. A razão para essa mudança é simples: desempenho.
Esses processadores consomem muito menos energia, ao mesmo tempo que conseguem ser mais rápidos que os chips da tecnologia x86, usada pela Intel. Na verdade, a adoção da tecnologia ARM foi a única maneira encontrada pela indústria de PCs para se aproximar do desempenho dos MACs.
Depois que a Apple adotou seus próprios chips, da família M, que também são baseados na tecnologia ARM, o desempenho dos MACs deu um enorme salto. Os PCs, até agora, não conseguiram alcançar.
Agora, com o Windows finalmente rodando plenamente em chips ARM, como os Snapdragon, os PCs estão tentando recuperar o prejuízo.
Acompanhe a reportagem que produzimos diretamente de Las Vegas!