Siga o Olhar Digital no Google Discover
Na CES 2025, que já chega ao fim nesta sexta-feira (10), a indústria automotiva roubou a cena. De novos carros-conceito e caminhões autônomos a sistemas de entretenimento de última geração e, até, carros voadores, foram as histórias automotivas que dominaram as manchetes desta semana na conferência de tecnologia em Las Vegas (EUA).
Ofertas
Por: R$ 194,99
Por: R$ 28,31
Por: R$ 39,90
Por: R$ 678,90
Por: R$ 2.359,00
Por: R$ 1.998,89
Por: R$ 2.498,89
Por: R$ 491,92
Por: R$ 129,90
Por: R$ 412,69
Por: R$ 592,00
Por: R$ 3.598,94
Por: R$ 369,00
Por: R$ 1.616,02
Por: R$ 3.099,00
Por: R$ 199,00
Por: R$ 166,19
Por: R$ 399,00
Por: R$ 132,00
Por: R$ 473,00
Afinal, os carros se tornaram, essencialmente, dispositivos de tecnologia de consumo. Confira os destaques resumidos pelo Yahoo Finance.
Honda faz grande estreia na CES 2025 com Sony na jornada
A Honda revelou dois novos conceitos de veículos elétricos (EVs) na CES 2025, com a apresentação dos primeiros modelos da nova linha 0 Series de EVs puros: os protótipos Honda 0 SUV e Honda 0 Saloon. Apesar de ainda serem protótipos, ambos estão programados para serem lançados na América do Norte em 2026.
O design marca mudança para a Honda: o SUV apresenta visual retrofuturista, enquanto o “Saloon” tem formato em cunha, lembrando uma perua estendida, semelhante a um Lamborghini.

Ambos os veículos usarão o sistema operacional Honda ASIMO, desenvolvido para EVs de última geração, e chips da Renesas Electronics, que permitem capacidades autônomas de Nível 3 (ou “sem olhos na estrada”, como a Honda descreve). Além disso, a japonesa mostrou uma versão atualizada do sedã Afeela 1, projeto realizado em parceria com a gigante de eletrônicos Sony.
O Afeela tem design mais tradicional, embora alguns analistas o comparem ao Lucid Air. Por dentro, é puro Sony: o painel em tela inteira é alimentado por software da Sony, permitindo até mesmo jogar games do PlayStation 5, entre outras funções de entretenimento a bordo.

Embora o carro não seja exatamente novo — ele foi apresentado no ano passado —, agora, tem novo preço e experiência de atendimento ao cliente. Os consumidores compram o veículo pelo site da empresa e o retiram na concessionária.
“Estamos adotando abordagem direta ao consumidor para simplificar a experiência do cliente e aumentar sua satisfação”, disse Shugo Yamaguchi, CEO da Sony Honda Mobility of America, sobre o Afeela, cujo preço foi anunciado em US$ 90 mil (R$ 548,01 mil, na conversão direta). “Todo o processo, da reserva à compra, é realizado por meio do nosso site.”
Apesar de apresentar três novos EVs para o mercado norte-americano, a Honda demonstrou cautela em relação à produção de EVs nos Estados Unidos devido aos planos do presidente eleito Donald Trump de revogar créditos fiscais e incentivos para EVs. A Honda tem fábrica importante em Ohio (EUA) e planeja construir um “Hub de EVs” no local.
“Por causa das iniciativas de Trump, teremos que ser muito cuidadosos sobre como iniciar a produção”, disse Noriya Kaihara, vice-presidente executivo da Honda, na CES. “Talvez tenhamos que adiar o início da produção desses modelos de EV de alguma forma.”
Nvidia também é destaque no setor
“Nós estamos trabalhando em carros autônomos há algum tempo”, disse Jensen Huang, CEO da Nvidia, ao Yahoo Finance durante a CES, destacando que a tecnologia da empresa para condução autônoma já está pronta para gerar US$ 5 bilhões (R$ 30,44 bilhões) anuais em vendas para o fabricante de chips de inteligência artificial (IA).
Huang revelou a plataforma Cosmos, que permite aos desenvolvedores simular software de veículos autônomos — a mais recente aposta da empresa no mercado automotivo. “Se já é um negócio de US$ 5 bilhões [R$ 30,44 bilhões] para nós, imagine o tamanho quando tivermos 100 milhões de novos [carros autônomos] por ano”, acrescentou Huang. “Provavelmente, será uma das maiores indústrias de robótica e de computação do mundo.”
A Nvidia anunciou novas parcerias com a Toyota para fornecer tecnologia de computação e automação para seus próximos EVs e, com a Aurora Innovation, especializada em caminhões autônomos, que usará chips da Nvidia para sistemas de veículos autônomos. O novo chip Nvidia DRIVE Thor, para condução autônoma, é baseado na arquitetura de seus mais recentes chips Blackwell de IA.
A Toyota ainda não revelou quais veículos utilizarão a tecnologia da Nvidia, enquanto o acordo com a Aurora também inclui a participação da alemã Continental, que fabricará os caminhões autônomos.

Leia mais:
- 10 coisas que você precisa saber antes de comprar um carro elétrico no Brasil
- Como aumentar a autonomia da bateria de um carro elétrico?
- CES 2025: dê uma espiadinha nos carros do futuro!
BMW e Hyundai apresentam novas tecnologias de cabine
A BMW revelou o mais recente software de infotainment e cockpit digital na CES 2025. A experiência atualizada do iDrive contará com visão panorâmica, barra de exibição acima do painel e tela central no console inferior que fornecerá ao motorista dados do veículo, informações e funções de entretenimento.
A alemã montou uma instalação em tamanho real no palco para que os visitantes da CES 2025 pudessem visualizar o sistema em grande escala.
Já a Hyundai foi além, com sua divisão Hyundai Mobis apresentando o Holographic Windshield Display, alimentado por realidade aumentada (RA). O display, pioneiro na indústria, projeta informações, como navegação, entretenimento e alertas de segurança em forma de gráficos que se sobrepõem à visão do motorista no para-brisa.
A tecnologia óptica será fornecida pela alemã Zeiss e o primeiro carro a receber o para-brisa holográfico será o Kia EV9, da marca irmã Kia.

Fabricante chinesa de EVs apresenta visão para terra e ar
Não seria a CES sem algo realmente surpreendente. Dessa vez, coube à fabricante chinesa XPeng impressionar os participantes com nova visão que integra terra e ar para os motoristas.
A XPeng apresentou o tão aguardado AeroHT, que, basicamente, parece uma van modular futurista com seis rodas. Além disso, possui um “truque especial” na traseira: uma aeronave elétrica eVTOL (decolagem e pouso verticais) totalmente funcional, que pode transportar o motorista e um passageiro.
A empresa afirma ainda que a aeronave leva apenas cinco minutos para ser aprendida e três horas para ser dominada graças a um design inovador com controle por joystick único. Apesar de ser um conceito, a empresa garantiu que o “Porta-Aviões Terrestre” estará disponível em breve, com pré-venda a caminho.
