CES 2025: confira as principais novidades automotivas

Vimos de novos carros-conceito e caminhões autônomos a sistemas de entretenimento de última geração e, até, veículos voadores
Rodrigo Mozelli09/01/2025 21h20, atualizada em 09/01/2025 21h21
Estande da Hyundai Mobis
Hyundai foi uma das montadoras que trouxe novidades no evento (Imagem: Divulgação/Hyundai Mobis)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Na CES 2025, que já chega ao fim nesta sexta-feira (10), a indústria automotiva roubou a cena. De novos carros-conceito e caminhões autônomos a sistemas de entretenimento de última geração e, até, carros voadores, foram as histórias automotivas que dominaram as manchetes desta semana na conferência de tecnologia em Las Vegas (EUA).

Afinal, os carros se tornaram, essencialmente, dispositivos de tecnologia de consumo. Confira os destaques resumidos pelo Yahoo Finance.

Honda faz grande estreia na CES 2025 com Sony na jornada

A Honda revelou dois novos conceitos de veículos elétricos (EVs) na CES 2025, com a apresentação dos primeiros modelos da nova linha 0 Series de EVs puros: os protótipos Honda 0 SUV e Honda 0 Saloon. Apesar de ainda serem protótipos, ambos estão programados para serem lançados na América do Norte em 2026.

O design marca mudança para a Honda: o SUV apresenta visual retrofuturista, enquanto o “Saloon” tem formato em cunha, lembrando uma perua estendida, semelhante a um Lamborghini.

Honda 0 SUV
Honda 0 SUV apresenta visual retrofuturista (Imagem: Anthony Greene/Shutterstock)

Ambos os veículos usarão o sistema operacional Honda ASIMO, desenvolvido para EVs de última geração, e chips da Renesas Electronics, que permitem capacidades autônomas de Nível 3 (ou “sem olhos na estrada”, como a Honda descreve). Além disso, a japonesa mostrou uma versão atualizada do sedã Afeela 1, projeto realizado em parceria com a gigante de eletrônicos Sony.

O Afeela tem design mais tradicional, embora alguns analistas o comparem ao Lucid Air. Por dentro, é puro Sony: o painel em tela inteira é alimentado por software da Sony, permitindo até mesmo jogar games do PlayStation 5, entre outras funções de entretenimento a bordo.

Sony Honda Afeela 1
Afeela 1 tem software 100% da Sony; dá até para jogar jogos do PS5! (Imagem: Honda)

Embora o carro não seja exatamente novo — ele foi apresentado no ano passado —, agora, tem novo preço e experiência de atendimento ao cliente. Os consumidores compram o veículo pelo site da empresa e o retiram na concessionária.

“Estamos adotando abordagem direta ao consumidor para simplificar a experiência do cliente e aumentar sua satisfação”, disse Shugo Yamaguchi, CEO da Sony Honda Mobility of America, sobre o Afeela, cujo preço foi anunciado em US$ 90 mil (R$ 548,01 mil, na conversão direta). “Todo o processo, da reserva à compra, é realizado por meio do nosso site.”

Apesar de apresentar três novos EVs para o mercado norte-americano, a Honda demonstrou cautela em relação à produção de EVs nos Estados Unidos devido aos planos do presidente eleito Donald Trump de revogar créditos fiscais e incentivos para EVs. A Honda tem fábrica importante em Ohio (EUA) e planeja construir um “Hub de EVs” no local.

“Por causa das iniciativas de Trump, teremos que ser muito cuidadosos sobre como iniciar a produção”, disse Noriya Kaihara, vice-presidente executivo da Honda, na CES. “Talvez tenhamos que adiar o início da produção desses modelos de EV de alguma forma.”

Nvidia também é destaque no setor

Nós estamos trabalhando em carros autônomos há algum tempo”, disse Jensen Huang, CEO da Nvidia, ao Yahoo Finance durante a CES, destacando que a tecnologia da empresa para condução autônoma já está pronta para gerar US$ 5 bilhões (R$ 30,44 bilhões) anuais em vendas para o fabricante de chips de inteligência artificial (IA).

Huang revelou a plataforma Cosmos, que permite aos desenvolvedores simular software de veículos autônomos — a mais recente aposta da empresa no mercado automotivo. “Se já é um negócio de US$ 5 bilhões [R$ 30,44 bilhões] para nós, imagine o tamanho quando tivermos 100 milhões de novos [carros autônomos] por ano”, acrescentou Huang. “Provavelmente, será uma das maiores indústrias de robótica e de computação do mundo.”

A Nvidia anunciou novas parcerias com a Toyota para fornecer tecnologia de computação e automação para seus próximos EVs e, com a Aurora Innovation, especializada em caminhões autônomos, que usará chips da Nvidia para sistemas de veículos autônomos. O novo chip Nvidia DRIVE Thor, para condução autônoma, é baseado na arquitetura de seus mais recentes chips Blackwell de IA.

A Toyota ainda não revelou quais veículos utilizarão a tecnologia da Nvidia, enquanto o acordo com a Aurora também inclui a participação da alemã Continental, que fabricará os caminhões autônomos.

BMW iDrive
Experiência atualizada do iDrive contará com visão panorâmica, barra de exibição acima do painel e tela central no console inferior (Imagem: Divulgação/BMW)

Leia mais:

BMW e Hyundai apresentam novas tecnologias de cabine

A BMW revelou o mais recente software de infotainment e cockpit digital na CES 2025. A experiência atualizada do iDrive contará com visão panorâmica, barra de exibição acima do painel e tela central no console inferior que fornecerá ao motorista dados do veículo, informações e funções de entretenimento.

A alemã montou uma instalação em tamanho real no palco para que os visitantes da CES 2025 pudessem visualizar o sistema em grande escala.

Já a Hyundai foi além, com sua divisão Hyundai Mobis apresentando o Holographic Windshield Display, alimentado por realidade aumentada (RA). O display, pioneiro na indústria, projeta informações, como navegação, entretenimento e alertas de segurança em forma de gráficos que se sobrepõem à visão do motorista no para-brisa.

A tecnologia óptica será fornecida pela alemã Zeiss e o primeiro carro a receber o para-brisa holográfico será o Kia EV9, da marca irmã Kia.

Novo sistema holográfico da Hyundai
Holographic Windshield Display, alimentado por realidade aumentada (RA) é pioneiro na indústria e projeta informações, como navegação, entretenimento e alertas de segurança em forma de gráficos (Imagem: Divulgação/Hyundai Mobis)

Fabricante chinesa de EVs apresenta visão para terra e ar

Não seria a CES sem algo realmente surpreendente. Dessa vez, coube à fabricante chinesa XPeng impressionar os participantes com nova visão que integra terra e ar para os motoristas.

A XPeng apresentou o tão aguardado AeroHT, que, basicamente, parece uma van modular futurista com seis rodas. Além disso, possui um “truque especial” na traseira: uma aeronave elétrica eVTOL (decolagem e pouso verticais) totalmente funcional, que pode transportar o motorista e um passageiro.

A empresa afirma ainda que a aeronave leva apenas cinco minutos para ser aprendida e três horas para ser dominada graças a um design inovador com controle por joystick único. Apesar de ser um conceito, a empresa garantiu que o “Porta-Aviões Terrestre” estará disponível em breve, com pré-venda a caminho.

XPeng AeroHT
AeroHT, basicamente, parece uma van modular futurista com seis rodas (Imagem: Divulgação/XPeng)

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.