Os chamados Honda Zero Prototype’s foram apresentados ao público na última terça-feira (07). O anúncio ocorreu durante a CES 2025, em Las Vegas.
A revelação dos prometidos veículos completamente elétricos começou pelo Honda 0 SUV, baseado no conceito de Space-Hub. O segundo a ser apresentado foi o Honda 0 Saloon, um sedan. A produção de ambos será iniciada por volta de 2026.
Segundo apuração do portal “The Verge”, o SUV parece um produto mais perto de ser finalizado. Além de seu design retrofuturista, com uma pegada nostálgica dos anos 80, o utilitário também conta com elementos únicos, como sua parte traseira, que terá duas mesas dobráveis em cada lado.

Ainda segundo o site americano, o Zero Saloon apresentou algumas mudanças em relação ao seu design inicial. Diferentemente do conceito apresentado em 2024, a nova versão aparece menos agressiva, deixando de lado as portas com abertura vertical. O sedan ainda conta com partes mais esportivas. Seu farol se assemelha com o da Lamborghini Countach, levantando quando acionado.

Novo sistema operacional
“Thin, Light and Wise” (fino/delgado, leve e sábio, traduzindo), foram os três conceitos utilizados para a construção dos protótipos da série 0. Durante a apresentação dos modelos na CES, os executivos da empresa de automóveis destacaram o princípio “wise”. Este enfoque teve como objetivo anunciar o novo sistema operacional Asimo OS, que será utilizado nos novos modelos.

O programa foi desenvolvido inteiramente pela Honda e seu nome homenageia um antigo projeto da concessionária japonesa. O robô Asimo, que foi descontinuado em 2018, com a justificativa de focar em aplicações mais práticas. Mesmo com o desligamento, a companhia conseguiu manter milhões de dados armazenados durante seu tempo de “vida”.
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O robô se tornou um ícone da Honda e símbolo do avanço tecnológico japonês. Sendo assim, recebeu esta homenagem de sua empresa criadora.

Contando com direção automática e IA para armazenamento de dados, o sistema promete oferecer ao usuário uma “otimização ultra-pessoal” de suas funções. O piloto automático da linha Zero foi categorizado como nível três. Ou seja, o carro toma decisões e “se guia” praticamente sozinho. Contudo, o motorista precisa estar atento para assumir o controle se for preciso.