Afinal, viagem no tempo é possível? Físico resolve grande paradoxo

A ideia de viagem no tempo é considerada inviável principalmente por conta do "paradoxo do avô", mas estudo sugere solução para ele
Pedro Spadoni09/01/2025 12h18, atualizada em 13/01/2025 20h50
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A ideia de viagem no tempo é considerada inviável principalmente por conta do “paradoxo do avô” – se alguém viajasse para o passado e impedisse seu avô de ter filhos, apagaria a própria existência. Mas um estudo recente sugere uma solução (teórica) para esse paradoxo.

A pesquisa, publicada no periódico Classical and Quantum Gravity, combina relatividade geral, mecânica quântica e termodinâmica para demonstrar que a viagem no tempo pode ser teoricamente possível. Sem causar contradições e desafiando a visão linear do tempo estabelecida pela física newtoniana.

Pesquisa resolve paradoxo de viagem no tempo ao considerar que Universo gira

A teoria da relatividade geral de Einstein sugere que o espaço-tempo pode permitir curvas fechadas no tempo, possibilitando revisitar o passado.

  • Vale mencionar: Fenômenos como buracos negros já mostram que a estrutura do espaço-tempo pode se comportar de forma contraintuitiva.
Ilustração de buraco de fumaça
Comportamento contraintuitivo de buracos negros embasam ideia de loops temporais (Imagem: Golubovy/Shutterstock)

“Na relatividade geral, todas as formas de energia e momentum atuam como fontes de gravidade — não apenas a massa”, explicou Lorenzo Gavassino, autor do estudo e físico da Universidade Vanderbilt, em entrevista ao LiveScience.

“Isso significa que, se a matéria está girando, ela pode ‘arrastar’ o espaço-tempo consigo. Embora esse efeito seja desprezível em planetas e estrelas, e se o Universo inteiro estivesse girando?”

Lorenzo Gavassino, físico da Universidade Vanderbilt, em entrevista ao LiveScience

O estudo sugere o seguinte: num Universo onde toda a matéria estivesse em rotação, o espaço-tempo poderia se curvar de forma a criar loops temporais.

Entropia e paradoxos em loops temporais

O “paradoxo do avô” é um entre muitos problemas a aparecerem em loops temporais. Isso porque as leis da termodinâmica, especialmente a entropia (que mede a desordem num sistema), se comportariam de maneira diferente. “Pelo que sabemos, a entropia é a única razão pela qual lembramos os eventos passados e não conseguimos prever os futuros”, disse Gavassino.

Inspirado no trabalho do físico Carlo Rovelli, Gavassino demonstrou que o comportamento da termodinâmica muda numa curva fechada no tempo. Em tal loop, surgiriam flutuações quânticas capazes de apagar a entropia. Isso reverteria envelhecimento e morte, por exemplo. E anularia paradoxos como o do avô.

Reprodução da máquina do tempo "Delorean", da franquia "De volta para o Futuro"
A franquia “De Volta para o Futuro” brinca com o “paradoxo do avô” em viagem no tempo (Imagem: Hethers/Shutterstock)

“A maioria dos físicos e filósofos no passado argumentou que, se a viagem no tempo existir, a natureza sempre encontrará uma maneira de evitar situações contraditórias”, disse Gavassino. “Um ‘princípio de autossuficiência‘ foi introduzido, sugerindo que tudo deve se alinhar para criar uma história logicamente coerente.”

Meu trabalho fornece a primeira derivação rigorosa desse princípio de autossuficiência diretamente da física estabelecida. Especificamente, apliquei a estrutura padrão da mecânica quântica — sem postulados adicionais ou suposições controversas — e demonstrei que a autossuficiência da história segue naturalmente das leis quânticas.

Lorenzo Gavassino, físico da Universidade Vanderbilt, em entrevista ao LiveScience

Leia mais:

Ressalvas e potencial da pesquisa

Ilustração de rabbit hole com elementos de relógio de ponteiro
A existência de loops temporais ainda é incerta, mas explorá-los na teoria pode ser útil (Imagem: New Africa/Shutterstock)

Apesar do estudo recente ter estrutura teórica convincente, a existência de loops temporais no Universo ainda é incerta.

  • Físicos como Stephen Hawking sugeriram que as leis da física podem prevenir esses fenômenos com o espaço-tempo se tornando singular antes de um loop se formar, por exemplo.

No entanto, explorar loops temporais teóricos pode oferecer insights sobre fenômenos reais. Isso inclui o comportamento da entropia em trajetórias subatômicas, o que expandiria nossa compreensão sobre a física e o Universo.

Pedro Spadoni
Redator(a)

Pedro Spadoni é jornalista formado pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Já escreveu para sites, revistas e até um jornal. No Olhar Digital, escreve sobre (quase) tudo.