O que são os “OVNIs” que assustam moradores no MS?

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram objetos voadores não identificados no céu de Campo Grande, a capital sul-mato-grossense
Gabriel Sérvio09/01/2025 15h14, atualizada em 09/01/2025 15h17
Ilustração de vista de mira de caça com alvo próximo de disco voador
(Imagem: PeopleImages.com - Yuri A/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Uma onda de avistamentos de objetos voadores não identificados (OVNIs) tem agitado moradores de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram luzes e objetos estranhos no céu da cidade, alimentando especulações sobre a possível presença de naves alienígenas.

No entanto, a explicação para o fenômeno pode ser mais simples do que parece.

OVNIs podem ser satélite e balões

Um dos vídeos, gravado durante a noite, mostra um objeto luminoso com formato retilíneo cruzando o céu. O fenômeno pode ser explicado pelo lançamento de satélites da Starlink, empresa de Elon Musk que envia conjuntos de satélites à órbita simultaneamente.

Essa formação, conhecida como “trem de satélites”, gera um efeito visual que pode ser confundido com espaçonaves:

Outro vídeo mostra um objeto cilíndrico e brilhante durante o dia. A explicação provável, é que se trata de um balão de gás refletindo a luz do sol. A forma como o objeto se movimenta e reflete a luz sugere se tratar de um balão comum, e não de uma nave extraterrestre.

É importante lembrar que avistamentos de OVNIs são relativamente comuns, mas a maioria deles possui explicações científicas. Balões meteorológicos, drones, aviões e até mesmo pássaros podem ser confundidos com objetos voadores não identificados, especialmente em condições de pouca luminosidade ou quando as imagens são de baixa qualidade.

Leia mais

Recentemente, objetos não identificados foram avistados na costa leste dos Estados Unidos, gerando especulações sobre uma possível invasão alienígena ou atividades militares secretas. No entanto, a principal suspeita é que os objetos eram apenas drones.

Embora a possibilidade de vida extraterrestre seja um tema fascinante e que desperta a curiosidade de muitas pessoas, é fundamental manter o senso crítico e buscar explicações racionais para os fenômenos que observamos. No caso dos avistamentos em Campo Grande, tudo indica que os “OVNIs” não passam de satélites e balões.

Gabriel Sérvio é formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase e faz parte da redação do Olhar Digital desde 2020.

Ícone tagsTags: