Bluesky terá rodada de financiamento com avaliação de até US$ 700 milhões

Chegando a quase 26 milhões de usuários em 2024, a Bluesky busca alternativas à publicidade para monetizar sua plataforma
Leandro Costa Criscuolo09/01/2025 20h56
bluesky
Imagem: Mino Surkala/Shutterstock
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O Bluesky está em fase final de captação de novos fundos, liderados pela empresa Bain Capital Ventures, o que avaliaria a empresa em aproximadamente US$ 700 milhões. As informações são do Bussiness Insider.

Lançada oficialmente há menos de um ano, alcançando na época 3 milhões de usuários, a plataforma cresceu para 25,9 milhões de usuários em 2024.

Boa parte desse crescimento veio quando o X foi suspenso no Brasil, fazendo muitos usuários migrarem para o concorrente. Outro grande êxodo de usuários ocorreu após a vitória de Donald Trump nas eleições dos EUA, devido à insatisfação de algumas pessoas com as tendências de extrema-direita do X.

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Logo do Bluesky
Crescimento do Bluesky em 2024 já foi significativo (Imagem: AliSpective/Shutterstock)

O Bluesky já levantou US$ 15 milhões em uma rodada Série A em 2024 e US$ 8 milhões em uma rodada inicial em 2023, mas ainda não se sabe o valor da nova rodada, que está em andamento. A plataforma tem crescido rapidamente, tanto que precisou adicionar servidores para lidar com a alta demanda.

Bluesky teve executivos do Twitter

  • Originalmente criada em 2019 como um projeto interno do X (antigo Twitter), o Bluesky se tornou uma Public Benefit Corporation independente em 2021, sob a liderança de Jay Graber.
  • Jack Dorsey, fundador do Twitter, renunciou ao conselho da Bluesky em 2024.
  • Dorsey criticou a empresa por replicar erros do Twitter.

Embora o Bluesky tenha atraído um grande número de usuários, ainda precisa encontrar formas de monetização, já que não possui anúncios e afirma não querer depender da venda de dados para publicidade.

Em vez disso, a empresa busca modelos alternativos de sustentabilidade. A interface do Bluesky é semelhante ao X, mas a plataforma se posiciona como uma alternativa mais segura e utópica, com novos recursos, como hashtags, mensagens diretas, compartilhamento de vídeos e tópicos em alta.

Tela de login do Bluesky
Bluesky ainda busca soluções para conseguir monetização na rede social (Imagem: Koshiro K/Shutterstock)
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

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