Google terá podcast personalizado com as principais notícias do dia

Big tech vai usar dados do Discover para personalizar resumo em áudio
Vitoria Lopes Gomez09/01/2025 19h59
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Imagem: Prostock-studio/Shutterstock
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No Google Discover, usuários podem conferir as principais notícias do dia. Com o tempo, a plataforma entende quais são as preferências de cada usuário para fornecer recomendações personalizadas. Agora, o Google quer usar esses dados para criar um podcast de 5 minutos com base nas principais notícias recomendadas para cada pessoa, resumindo os destaques do dia.

A iniciativa se chama Daily Listen e já está disponível no Search Labs, um programa em que usuários experimentam recursos em teste da empresa e dão feedbacks.

Google vai resumir principais notícias do dia em 5 minutos (Imagem: Google via 9to5Google/Reprodução)

Google vai personalizar podcast de acordo com notícias recomendadas

A ideia do Google é usar os dados obtidos através do Discover e do Search (o buscador) para entender o que cada usuário está interessado. Então, o Daily Listen seleciona os destaques e cria um episódio de cerca de 5 minutos de áudio com uma visão geral das principais notícias do dia.

Enquanto o usuário escuta, é possível acompanhar a transcrição em texto, alterar as configurações de áudio, pausar, retroceder e pular para a próxima história. Coo se fosse um player de áudio tradicional.

Recurso fica na parte superior da tela, nos destaques (Imagem: Google via 9to5Google/Reprodução)

Leia mais:

Como usar o Daily Listen

  • De acordo com o 9to5Google, os usuários do Search Labs que quiserem testar a novidade encontrarão o ícone do Daily Listen na parte superior do aplicativo do Google, no carrossel de destaques (como mostra a imagem acima);
  • Durante o episódio, na parte inferior da tela, é possível curtir ou não cada história do podcast, para escolher novas notícias. Isso também ajuda o Google a entender o que o usuário está interessado;
  • Por enquanto, não há previsão de lançamento do recurso para o público geral.

Vitória Lopes Gomez é jornalista formada pela UNESP e redatora no Olhar Digital.

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