Quatro sacos contendo moedas de ouro datadas do ano de 1600 foram descobertos por uma equipe de restauradores durante uma obra em uma igreja gótica na Alemanha. O tesouro estava escondido na perna de uma estátua.
Segundo os pesquisadores, o material provavelmente foi colocado ali como forma de segurança durante a Guerra dos Trinta Anos. Durante esta época, era comum que a região fosse alvo de saques por invasores vindos da atual Suécia.
Igreja tem relação com Martinho Lutero
- As moedas foram encontradas na Igreja de Santo André, uma construção gótica localizada em Eisleben, uma cidade no estado centro-leste da Saxônia-Anhalt, na Alemanha.
- Este local tem grande importância histórica, uma vez que foi lá que o reformador protestante Martinho Lutero proferiu seus últimos quatro sermões em 1546.
- No total, foram encontradas 816 moedas dentro de uma estátua de arenito.
- As informações são do Live Science.

Leia mais
- Tesouro medieval é descoberto na Inglaterra
- Tesouro centenário é descoberto em obras de esgoto na Alemanha
- EUA autorizam devolução de tesouro nacional brasileiro
Valor do tesouro ainda será calculado
O estoque inclui uma moeda de ouro conhecida como “anjo dourado”, bem como ducados de ouro e ducados duplos. Outro destaque são as moedas de prata conhecidas como táleres, meio-táleres e quartos de táleres.
Os cientistas afirmam que “é um milagre que o tesouro não tenha vindo à tona antes”. Agora, a equipe irá analisar os objetos individualmente para identificar o valor do tesouro. De qualquer forma, eles acreditam que trate-se de uma enorme fortuna.

As moedas de ouro mais valiosas foram embrulhadas em papel e rotuladas de uma forma que indica que o dinheiro pertencia ao tesouro da igreja. Uma das teorias é de que esta seja a renda coletada de serviços especiais prestados pelos pastores, como casamentos, batismos e funerais.