Gemini: IA do Google ganha nova funcionalidade no Drive

A partir de agora, o chatbot pode fazer uma pré-visualização de PDFs e "interpreta" o arquivo sem a necessidade de abri-lo; veja como usar.
Por Bob Furuya, editado por Bruno Capozzi 10/01/2025 11h24
gemini app para iphone
(Imagem: Mehaniq/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Tem muita gente que ainda não inseriu o chatbot ou o assistente de IA na sua rotina de trabalho – ou de vida. Essas novas tecnologias, porém, vêm se mostrando cada vez mais úteis (e essenciais, para quem já as utilizou alguma vez).

O Gemini, a IA do Google, por exemplo, pode criar apresentações profissionais, identificar tendências, discutir ideias com você, além de resumir conteúdo no Gmail ou no Drive.

Leia mais

Antes, era necessário que você abrisse um PDF para que o Gemini o interpretasse. A partir de agora, a ferramenta consegue trabalhar com pré-visualização do documento. Ou seja, você pode pedir para o chatbot analisar e responder perguntas sobre o arquivo sem a necessidade de colocá-lo em tela cheia.

Isso ajuda bastante, principalmente quando você está ocupado e recebe aquele PDF gigantesco. O Gemini pode resumi-lo para você.

A novidade foi anunciada no blog oficial do próprio Google.

logo do Google Drive em uma tela de computador
A IA do Google está cada vez mais integrada com as ferramentas e serviços da big tech, como é o caso do Drive – Imagem gerada com IA via DALL-E/Olhar Digital

Mais detalhes sobre a nova função

  • O recurso começou a ser liberado na última quinta-feira (9) para assinantes do plano Google One AI Premium.
  • Também têm acesso à novidade usuários do Google Workspace nas modalidades Gemini Business, Gemini Enterprise, Gemini Education e Gemini Education Premium.
  • É importante frisar que os assinantes já conseguiam usar o Gemini em PDFs no Google Drive desde julho do ano passado.
  • A novidade agora é que isso pode ser feito em um formato de pré-visualização (sem a necessidade de abrir o documento).
  • A mudança traz a IA para a tela de prévia, o que facilita a navegação entre arquivos.
  • Para usar o recurso, basta que você abra o Google Drive e clique sobre um arquivo PDF.
  • Depois, selecione o ícone do Gemini no canto superior direito da tela e faça perguntas ou use os atalhos oferecidos no painel lateral.
  • O painel lateral do Gemini traz algumas sugestões de prompts e tem um atalho para mostrar a conversa em tela cheia.

Um Gemini ainda mais poderoso

Vale destacar que a versão atual do Gemini é a 1.5 Pro. O Google, no entanto, já trabalha com a próxima versão da sua IA, batizada de 2.0 Flash.

De acordo com a big tech, o Flash é duas vezes mais rápido que o modelo anterior em certos testes de desempenho, especialmente em áreas como codificação e análise de imagem. A empresa diz que ainda que o novo Gemini supera o 1.5 Pro em habilidades matemáticas e “factualidade”.

O Gemini Flash 2.0 pode gerar também imagens junto com texto, além de lidar com fotos e vídeos, bem como gravações de áudio, para responder perguntas.

A geração de áudio, aliás, é outro recurso destacado pelo Google. O modelo pode narrar texto usando uma das oito vozes “otimizadas” para diferentes sotaques e idiomas.

Você pode saber mais sobre o novo Gemini neste outro texto do Olhar Digital.

As informações são do Android Police.

Bob Furuya
Colaboração para o Olhar Digital

Roberto (Bob) Furuya é formado em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atua na área desde 2010. Passou pelas redações da Jovem Pan e da BandNews FM.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.