Tem muita gente que ainda não inseriu o chatbot ou o assistente de IA na sua rotina de trabalho – ou de vida. Essas novas tecnologias, porém, vêm se mostrando cada vez mais úteis (e essenciais, para quem já as utilizou alguma vez).
O Gemini, a IA do Google, por exemplo, pode criar apresentações profissionais, identificar tendências, discutir ideias com você, além de resumir conteúdo no Gmail ou no Drive.
Leia mais
- ‘Progresso incrível’: Mensagem do CEO do Google dá ideia do que vem por aí
- CES 2025: Google revela IA em TV para resumir notícias do dia
- Pesquisar algo no Google com um celular Android deve ficar bem diferente
Antes, era necessário que você abrisse um PDF para que o Gemini o interpretasse. A partir de agora, a ferramenta consegue trabalhar com pré-visualização do documento. Ou seja, você pode pedir para o chatbot analisar e responder perguntas sobre o arquivo sem a necessidade de colocá-lo em tela cheia.
Isso ajuda bastante, principalmente quando você está ocupado e recebe aquele PDF gigantesco. O Gemini pode resumi-lo para você.
A novidade foi anunciada no blog oficial do próprio Google.

Mais detalhes sobre a nova função
- O recurso começou a ser liberado na última quinta-feira (9) para assinantes do plano Google One AI Premium.
- Também têm acesso à novidade usuários do Google Workspace nas modalidades Gemini Business, Gemini Enterprise, Gemini Education e Gemini Education Premium.
- É importante frisar que os assinantes já conseguiam usar o Gemini em PDFs no Google Drive desde julho do ano passado.
- A novidade agora é que isso pode ser feito em um formato de pré-visualização (sem a necessidade de abrir o documento).
- A mudança traz a IA para a tela de prévia, o que facilita a navegação entre arquivos.
- Para usar o recurso, basta que você abra o Google Drive e clique sobre um arquivo PDF.
- Depois, selecione o ícone do Gemini no canto superior direito da tela e faça perguntas ou use os atalhos oferecidos no painel lateral.
- O painel lateral do Gemini traz algumas sugestões de prompts e tem um atalho para mostrar a conversa em tela cheia.

Um Gemini ainda mais poderoso
Vale destacar que a versão atual do Gemini é a 1.5 Pro. O Google, no entanto, já trabalha com a próxima versão da sua IA, batizada de 2.0 Flash.
De acordo com a big tech, o Flash é duas vezes mais rápido que o modelo anterior em certos testes de desempenho, especialmente em áreas como codificação e análise de imagem. A empresa diz que ainda que o novo Gemini supera o 1.5 Pro em habilidades matemáticas e “factualidade”.
O Gemini Flash 2.0 pode gerar também imagens junto com texto, além de lidar com fotos e vídeos, bem como gravações de áudio, para responder perguntas.
A geração de áudio, aliás, é outro recurso destacado pelo Google. O modelo pode narrar texto usando uma das oito vozes “otimizadas” para diferentes sotaques e idiomas.
Você pode saber mais sobre o novo Gemini neste outro texto do Olhar Digital.
As informações são do Android Police.