Subiu para 10 o número de mortes provocadas por incêndios florestais sem precedentes que estão devastando enormes áreas de Los Angeles, na costa oeste dos Estados Unidos. Segundo as autoridades do país, milhares de estruturas já foram totalmente consumidas pelas chamas.
Mais de 37 mil pessoas já precisaram ser evacuadas da região. Este processo, que pode significar a diferença entre a vida e a morte, acontece a partir do envio de alertas de emergência. No entanto, um erro no sistema acabou gerando pânico nas últimas horas.
Alerta pedia que quase 10 milhões de pessoas evacuassem a região
- Um alerta de emergência foi enviado orientando que todos os habitantes do condado de Los Angeles (quase dez milhões de pessoas) deixassem as suas casa.
- A mensagem foi disparada de forma equivocada e, em meio ao clima de apreensão da população local, acabou gerando caos.
- Cerca de 20 minutos após o envio do alerta, o condado de Los Angeles explicou que a mensagem era destinada apenas aos residentes de Calabasas e Agoura Hills.
- As autoridades norte-americanas informaram que houve um “erro técnico”.
An evacuation order for residents near the Kenneth Fire currently burning in West Hills was mistakenly issued Countywide. For updates on wildfires currently burning in LA County, including evacuation information please visit https://t.co/p46PbDz31o. pic.twitter.com/JRQhOCBx3j
— Los Angeles County (@CountyofLA) January 10, 2025
Leia mais
- Ventos de Santa Ana: fenômeno agrava incêndios em Los Angeles
- Incêndio florestal sem precedentes em Los Angeles pode ser visto do espaço
- Incêndio na Califórnia pode ser o mais caro da história dos EUA

Ventos com força de furação estão “alimentando” os incêndios
- O fogo começou no Pacific Palisades, uma área nobre da cidade entre Santa Monica e Malibu, ainda nesta terça-feira (07).
- Um segundo foco teve início próximo a Pasadena, no norte de Los Angeles, e multiplicou de tamanho em poucas horas.
- Os bombeiros ainda informaram que um terceiro incêndio começou em Sylmar, no Vale de São Fernando, a noroeste da cidade.
- O chefe de polícia de Los Angeles, Robert G. Luna, classificou os incêndios como “sem precedentes e imprevisíveis”.
- As chamas estão sendo alimentadas pelos ventos de Santa Ana, que sopram rajadas quentes e secas dos desertos do interior em direção à costa.
- O Serviço Nacional de Meteorologia emitiu o alerta mais alto para condições extremas de incêndio em grande parte do Condado de Los Angeles, com rajadas de vento de até 160 km/h.