Nvidia diz qual produto deve ser o grande beneficiado pela IA

Os avanços de IA estão aprimorando vários dispositivos, mas o CEO da Nvidia acredita que um item em específico pode ser o maior destaque
Leandro Costa Criscuolo10/01/2025 15h20
jensen huang
Imagem: QubixStudio / Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Os dispositivos tecnológicos, como telefones, robôs e veículos autônomos, estão se tornando mais capazes de entender o mundo ao nosso redor graças à inteligência artificial.

Esse avanço foi destacado na CES 2025, onde a Nvidia revelou um novo modelo de IA, premiado na feira, voltado para a compreensão do mundo físico e uma série de grandes modelos de linguagem para impulsionar futuros agentes de IA.

O CEO da Nvidia, Jensen Huang, indicou em coletiva de imprensa na CES 2025 que esses modelos seriam ideais para robôs e veículos autônomos, mas também podem beneficiar óculos inteligentes.

Leia mais:

Ray-Ban Meta Smart Glasses (Imagem: divulgação/Meta)
O Ray-Ban Meta Smart Glasses é um óculos inteligente que vem ganhando mais público (Imagem: divulgação/Meta)

Óculos inteligentes: cada vez mais populares

  • Óculos como os Ray-Bans da Meta estão se tornando populares, com mais de 1 milhão de unidades enviadas até novembro de 2024.
  • Esses dispositivos são perfeitos para integrar IA, utilizando câmeras e processando entradas visuais e de voz para ajudar o usuário em diversas tarefas.
  • Huang sugeriu que, embora a Nvidia ainda não tenha planos diretos para óculos inteligentes, seus modelos poderiam ser adotados por parceiros para melhorar esses dispositivos.

A Nvidia também discutiu o uso de processamento em nuvem para aliviar a carga de dispositivos como óculos, permitindo que modelos mais complexos sejam executados remotamente.

Para óculos com IA incorporada, a empresa poderia otimizar seu modelo Cosmos para funcionar diretamente no dispositivo, tornando-o mais eficiente.

Além disso, a Nvidia anunciou novos modelos de IA baseados na tecnologia Llama da Meta, voltados para acelerar o desenvolvimento de agentes de IA, com potencial também para aplicações em óculos inteligentes.

A Nvidia não planeja lançar seus próprios óculos inteligentes, mas acredita que sua tecnologia teria muito a acrescentar a esses produtos – Imagem: Muhammad Alimaki/Shutterstock
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.