Vai na roda: motor em formato de rosquinha quer ser o futuro dos carros elétricos

Ideia é melhorar o design dos veículos e dar mais espaço aos passageiros
Ronnie Mancuzo11/01/2025 17h59, atualizada em 14/01/2025 21h34
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Na CES 2025, a Donut Lab apresentou uma novidade que pode mudar completamente o design dos carros elétricos: a segunda geração de um motor em formato de “rosquinha” (ou “donut”, como o nome da empresa) que vai na roda. Criado para se encaixar em aros de 21 polegadas, ele entrega nada menos que 845 cavalos de potência e 438 kgfm de torque (!).

Esse torque pode parecer absurdo. Mas é importante entender que a forma de medir o torque em motores de roda é diferente dos motores elétricos tradicionais, então a comparação direta não é tão simples.

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Um motor beneficiando o design

Até agora, os carros elétricos seguiam um modelo parecido com os carros a combustão: um motor (ou mais) dentro do carro, ligado às rodas por um sistema de transmissão. A ideia dos motores de roda é compactar tudo isso e colocar dentro da própria roda, liberando espaço interno para passageiros e bagagem.

O grande trunfo da Donut Lab está no peso: cada motor de 21 polegadas pesa apenas 40 kg, cerca de um terço do peso de um motor elétrico convencional. Como um carro precisa de dois motores por eixo, a economia de peso se torna ainda maior ao eliminar peças como semi-eixos e juntas homocinéticas. Menos peso significa maior autonomia para o carro elétrico, ou, usando mais motores com o mesmo peso, mais potência e controle.

A Donut Lab afirma que seus motores são 50% mais baratos de fabricar, já que usam 120 peças a menos. Isso pode significar carros elétricos mais acessíveis no futuro. Além disso, a mudança do motor para as rodas cria espaço extra no chassi, que pode ser usado para aumentar o espaço interno, adicionar mais baterias ou melhorar a aerodinâmica.

Leveza, mas nem tanto

Mas nem tudo são flores. O principal desafio é que, mesmo sendo mais leves que outros motores de roda, os componentes “rosquinha” da Donut Lab ainda adicionam peso a elas – ou seja, no pior lugar para se adicionar peso em um carro. Esse aumento de “massa não suspensa” afeta a dirigibilidade, o conforto e a frenagem, e ainda precisa ser melhor avaliado.

Além do motor para carros, a Donut Lab apresentou versões para outros veículos: um para caminhões, focado em eficiência, um para scooters e outro para drones. A empresa já tem um motor de 17 polegadas em uso em algumas motos elétricas, o que aumenta as chances de vermos essa tecnologia em carros em breve.

Via CNET

Ronnie Mancuzo
Redator(a)

Ronnie Mancuzo é analista de sistemas com especialização em cybercrime e cybersecurity | prevenção e investigação de crimes digitais. Faz parte do Olhar Digital desde 2020.