Sítio arqueológico de 2.700 anos pode ser local bíblico

Pesquisadores acreditam ter encontrado o local, que é descrito na bíblia hebraica e está associado ao rei Davi, na atual Jordânia
Alessandro Di Lorenzo11/01/2025 06h32
local-biblico-1-1920x1080
Imagem: revista Tel Aviv
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A bíblia hebraica menciona um local chamado Penuel e que foi visitado pelos reis de Israel há centenas de anos. Agora, após anos de estudo, um grupo de pesquisadores acredita ter encontrado este lugar na atual Jordânia.

Segundo arqueólogos israelenses, o local é conhecido como “Mahanaim” e foi descoberto após a identificação de vestígios arqueológicos que coincidem com passagens bíblicas que o mencionam.

Local é descrito na bíblia

Passagens bíblicas sugerem que Penuel abrigava um importante templo. Entre 2005 e 2011, durante uma escavação de uma equipe arqueológica, foram encontrados os restos de uma plataforma retangular que pode ter feito parte da construção

Os pesquisadores desenterraram os restos de blocos de pedra que contêm uma variedade de imagens gravadas, incluindo representações de pessoas tocando um instrumento de cordas chamado lira; um leão, provavelmente de uma cena de caça; uma tamareira; e uma pessoa trazendo uma cabra para o que parece ser um banquete, provavelmente “destinado a fornecer comida para um banquete”.

Sítio arqueológico foi localizado na atual Jordânia (Imagem: revista Tel Aviv)

Esses blocos provavelmente são os restos de um edifício usado por indivíduos de elite de Israel. Os especialistas ainda observaram que o estilo das gravuras é semelhante ao dos murais do século VIII a.C. em um local conhecido como Kuntillet ‘Ajrud no nordeste do deserto do Sinai, no Egito.

Trabalhos anteriores em Kuntillet ‘Ajrud indicam que o local foi controlado pelo reino de Israel durante o século VIII a.C., o que sugere que os blocos encontrados em Mahanaim também datam do século VIII a.C. e foram feitos por artistas associados ao reino de Israel.

Leia mais

Gravuras antigas foram identificadas em blocos de pedra no local (Imagem: revista Tel Aviv)

Rei Davi pode ter passado pelo local

  • Os pesquisadores acreditam que o sítio arqueológico fazia parte do reino de Israel.
  • A equipe destaca que tanto Maanaim quanto Penuel foram construídos por Jeroboão II, um rei que governou a região durante o século VIII a.C.
  • Dessa forma, eles sugerem que o edifício localizado no local pode ter sido usado por reis de Israel.
  • Relatos bíblicos mencionam que um rei chamado Ishbaal foi coroado em Maanaim e que o rei Davi fugiu para o local quando estava em guerra contra Absalão, um de seus filhos.
  • As descobertas foram descritas em estudo publicado na revista Tel Aviv.
Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.