Volkswagen encerrará a produção de dois carros – saiba quais

A VW anunciou que abandonará o nicho de conversíveis e de peruas com design mais esportivo e emocional até 2027
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Lucas Soares 13/01/2025 11h53
Logo da Volkswagen molhado em um carro
(Imagem: J.K2507/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A crise enfrentada pela Volkswagen exige que a montadora alemã adote algumas medidas de forma urgente. E parece que a empresa já começou a traçar um plano de ações para retomar o crescimento a longo prazo.

Para isso, no entanto, a companhia deve realizar novas séries de demissões (35 mil até o final desta década), além de implementar transferências de produção, incluindo levar as linhas de montagem do Golf para o México. A marca também deve deixar oficialmente alguns segmentos icônicos do mercado.

Pelo menos dois modelos descontinuados

  • A VW anunciou que abandonará o nicho de conversíveis a partir de 2027, encerrando uma história de mais de 70 anos. Atualmente, a empresa é representada pelo T-Cross Cabriolet.
  • O modelo tem produção concentrada na fábrica alemã de Osnabrück, mas deverá sair de linha nos próximos anos.
  • Além dos conversíveis, a Volkswagen confirmou que deixará o mercado de Shooting Brakes (peruas com design mais esportivo e emocional).
  • Representante da marca na categoria, o Arteon Shooting Brake também era produzido em Osnabrück e não será mais fabricado.
T-Cross Cabriolet está com os dias contados (Imagem: divulgação/Volkswagen)

Leia mais

VW está perdendo espaço para os concorrentes

Em 2023, a Volkswagen fabricou cerca de 9 milhões de veículos, bem menos do que os 14 milhões previstos na capacidade total da montadora. Isso já é um indício de que as coisas não vem bem.

Em comunicado recente, a VW afirmou que “o ambiente econômico tornou-se ainda mais difícil e novos players estão entrando na Europa”. A empresa se refere especialmente à BYD e outras marcas chinesas que oferecem produtos mais baratos.

O Arteon Shooting Brake é outro modelo que foi descontinuado (Imagem: divulgação/Volkswagen

Ao mesmo tempo, a alemã perdeu força em seu maior mercado, a China, com sua linha de modelos elétricos ficando muito atrás dos concorrentes. E ainda está enfrentando um aumento dos custos de logística, energia e mão-de-obra, com a margem da marca caindo para 2,3% durante o primeiro semestre deste ano, em comparação com 3,8% no ano anterior.

No total, a VW emprega cerca de 650 mil funcionários em todo o mundo, dos quais quase 300 mil estão na Alemanha. Diante deste cenário, a empresa cogitou o fechamento de duas fábricas na Alemanha, o que foi adiado para 2030 (pelo menos).

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.