Não foi nessa madrugada que vimos o New Glenn ser lançado. O maior foguete já construído pela Blue Origin teve seu lançamento cancelado cerca de duas horas após a abertura da janela, que ocorreu às 3h (horário de Brasília).
A empresa do bilionário Jeff Bezos informou que o cancelamento ocorreu devido a um problema técnico.
Atualização: uma nova tentativa de lançamento será feita às 3h (horário de Brasília) desta quinta-feira (16)
Estamos recuando na tentativa de lançamento de hoje para solucionar um problema de subsistema do veículo que nos levará além da nossa janela de lançamento. Estamos revisando oportunidades para nossa próxima tentativa de lançamento
Blue Origin
O New Glenn vem sofrendo diversos adiamentos desde o ano passado, o último deles havia ocorrido na sexta-feira (10) por fatores climáticos. A empresa tem até o dia 16 para aproveitar a atual janela.

Foguete é o maior já construído pela Blue Origin
- O foguete New Glenn da Blue Origin tem 98 metros de altura e 30 andares, e é o primeiro veículo de lançamento de classe orbital da empresa;
- Ele possui um estágio inicial reutilizável, projetado para retornar à Terra após o lançamento e pousar numa balsa chamada Jacklyn, em homenagem à mãe de Jeff Bezos, no Oceano Atlântico;
Como será o primeiro voo do New Glenn
O primeiro voo do New Glenn deve marcar um ponto de virada na empresa fundada por Jeff Bezos. Segundo David Limp, presidente da Blue Origin, o objetivo é “atingir a órbita; qualquer coisa além disso é bônus”. Há anos, a companhia leva turistas ao espaço em uma nave menor, a New Shepard, mas até agora não teve um voo orbital. Isso deve acontecer com o New Glenn.
Leia mais:
- Relembre os principais lançamentos espaciais de 2024
- Por que os foguetes são lançados no Cabo Canaveral, na Flórida?
- Como funciona o lançamento de um foguete
O foguete, inclusive, deveria lançar a missão ESCAPADE, da NASA, para Marte. No entanto, devido ao cronograma apertado, a agência espacial americano optou por outro veículo.
No lugar, o New Glenn vai levar a nave DarkSky-1 (DS-1) numa missão de teste em órbita terrestre média. Este voo servirá para avaliar a precisão de inserção orbital do foguete e testar múltiplos reinícios de motor do segundo estágio – elementos essenciais para futuras missões de maior complexidade.