Incêndios em Los Angeles devem se espalhar para regiões vizinhas nesta semana

Os incêndios em Los Angeles devem continuar até semana que vem; espera-se avanço das chamas para outras regiões por conta dos ventos fortes
Pedro Spadoni13/01/2025 09h53
Bombeiros olhando para morros pegando fogo durante incêndios em Los Angeles em 2020
Bombeiros olhando para morros pegando fogo durante incêndios em Los Angeles em 2020 (Imagem: Matt Gush/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Os incêndios que atingem Los Angeles, nos Estados Unidos, devem não apenas continuar como se espalhar para regiões vizinhas ao longo desta semana. É o que disse a chefe do Corpo de Bombeiros da Califórnia, Kristin Crowley, no domingo (12).

Segundo a chefe dos bombeiros, os incêndios – já considerados os piores da história da cidade – devem continuar até meados da semana que vem. E espera-se avanço das chamas para outras regiões por conta dos ventos (mais sobre isso no final desta nota). Esses devem continuar fortes principalmente nesta terça-feira (14).

Incêndios em Los Angeles reduziram comunidades a cinzas e mataram mais de 20 pessoas

Ainda de acordo com a chefe do Corpo de Bombeiros da Califórnia, as chamas danificaram ou destruíram aproximadamente sete mil imóveis e estruturas. São comunidades inteiras reduzidas a cinzas, o que deixou milhares de pessoas desabrigadas (esse vídeo da BBC dá uma ideia da escala da destruição por lá).

Já em relação ao número de mortos pelas (ou por conta das) chamas, este tinha subido para 24 até a publicação desta nota. Deles, 16 foram encontrados na área do incêndio em Eaton; e oito em Palisades, segundo autoridades locais (via Los Angeles Times).

Entre as vítimas, estão um ex-ator mirim australiano; um aposentado e seu filho (que tinha paralisia cerebral); e idosos com dificuldade de locomoção. Você pode conhecer as histórias deles nesta reportagem do G1.

O governo da Califórnia, estado onde fica Los Angeles, informou que o número de mortos por conta dos incêndios deve aumentar. “Não espero boas notícias”, disse o xerife de Los Angeles, Robert Luna. Operações de busca e resgate com cães farejadores continuam em Eaton e Palisades.

Leia mais:

Ventos com força de furacão: fenômeno ‘alimenta’ incêndios em Los Angeles

Ventos de até 160 km/h têm dificultado os trabalhos das autoridades dos Estados Unidos em meio a um dos maiores incêndios florestais já registrados na costa oeste do país. As chamas já devastaram milhares de quilômetros de vegetação nas proximidades de Los Angeles.

Imagem de satélite de incêndios em Los Angeles
Pontos em laranja são as áreas em chamas durante incêndios em Los Angeles (Imagem: CIRA/NOAA)

As fortes rajadas registradas na região fazem parte de um fenômeno climático de grande intensidade. Os chamados ventos de Santa Ana são ventos secos que removem a umidade da vegetação, o que facilita a ocorrência de incêndios. Uma vez que o fogo começa, os ventos também ajudam a espalhar as chamas.

Saiba mais sobre o fenômeno nesta matéria do Olhar Digital.

Pedro Spadoni
Redator(a)

Pedro Spadoni é jornalista formado pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Já escreveu para sites, revistas e até um jornal. No Olhar Digital, escreve sobre (quase) tudo.