Fim de uma era! Filtros dos Stories do Instagram vão sumir a partir desta terça-feira

A Meta vai derrubar os filtros criados por terceiros para Stories do Instagram – ou seja, ainda vai dar para usar os criados pela big tech
Por Pedro Spadoni, editado por Bruno Capozzi 13/01/2025 15h11, atualizada em 15/01/2025 14h10
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Filtros para Stories do Instagram vão sumir a partir desta terça-feira (14). É o fim de uma era? Sim. Mas existe uma (meio que) boa notícia: pelo menos, ainda vai dar para usar os filtros criados pela Meta, empresa dona da rede social. A big tech vai derrubar apenas os filtros de Realidade Aumentada (RA) criados por terceiros.

Filtros de RA englobam tanto aqueles “embelezadores” quanto os absurdos, passando pelos artísticos e joguinhos. Apesar do encerramento da plataforma Meta Spark, usada para disponibilizar esses filtros, os criadores poderão baixá-los (mais sobre isso no final desta nota).

Meta vai encerrar filtros do Instagram (criados por terceiros) para focar em outros produtos

A Meta anunciou o fim dos filtros (de terceiros) para stories do Instagram no final de agosto de 2024 (relembre nesta matéria do Olhar Digital). “Após uma avaliação completa, tomamos a decisão de encerrar a plataforma de ferramentas e conteúdo de terceiros do Meta Spark”, informou a big tech, em comunicado.

filtro para instagram stories
Você só tem até esta terça-feira, 13, para usar filtros que não tenham sido criados pela Meta em seus Stories (Imagem: Pascal Huot/Shutterstock)

Apesar de não entrar em detalhes sobre a tal “avaliação completa”, a empresa afirmou que encerrou os filtros de terceiros para focar em outros produtos que “atenderão melhor às necessidades futuras de nossos consumidores e clientes empresariais”.

Em nota ao Olhar Digital, a assessoria da Meta apenas reforçou o comunicado publicado pela empresa, sem detalhar os motivos por trás do encerramento dos filtros criados por terceiros (você pode conferir o texto na íntegra em português no final desta nota).

Leia mais:

E os conteúdos já publicados com filtros no Instagram?

A Meta deixou claro que conteúdos anteriores à mudança, incluindo Reels e Stories publicados com filtros de terceiros, não serão deletados do Instagram.

Os efeitos em si também não serão completamente perdidos. A big tech orientou os criadores que usavam o Meta Spark para que façam o download dos conteúdos antes de 14 de janeiro.

É assim:

  • Acesse o Meta Spark;
  • Clique em “Efeitos“;
  • Selecione o efeito que deseja baixar;
  • Vá em “Arquivos” e faça o download.

A partir de terça, vai dar para baixar efeitos apenas por meio da Central de Contas da Meta. Neste caso, o caminho é assim:

  • Vá em “Suas informações e permissões“;
  • Escolha “Baixar suas informações“;
  • Clique em “Baixar ou transferir suas informações” ou em “Solicitar um download“;
  • Escolha a conta do Facebook ou Instagram com os efeitos criados que você quer baixar;
  • Vá em “Tipos específicos de informações“;
  • Selecione “Meta Spark” e como deseja fazer o download.

Também vale lembrar: existem aplicativos de efeitos para fotos e vídeos (os favoritos de quem vos escreve são esse e esse). Eles passam longe de substituir os filtros para Stories criados por terceiros. Mas são alternativas aos criados pela Meta.

Comunicado publicado pela Meta

Meta decide encerrar filtros para Stories do Instagram criados por terceiros após ‘avaliação bastante completa’ (Imagem: Tada Images/Shutterstock)

Após uma avaliação bastante completa, tomamos a decisão de encerrar a plataforma Meta Spark, de ferramentas e conteúdos para terceiros, a partir de terça-feira, 14 de janeiro de 2025.

Isso significa que os efeitos de realidade aumentada (RA) criados por terceiros — incluindo marcas e a nossa comunidade de criadores de RA — não estarão mais disponíveis a partir desta data. Os efeitos de realidade aumentada de propriedade da Meta continuarão disponíveis para os nossos usuários em nossos aplicativos.

Somos imensamente gratos à comunidade de criadores, empresas e outros stakeholders essenciais que contribuíram para a trajetória do Meta Spark. Quando lançamos a plataforma há sete anos, a realidade aumentada era uma novidade para a maioria dos usuários. Desde então, a imaginação, inovação e criatividade de nossa comunidade de criadores de RA expandiram o alcance da tecnologia para centenas de milhões de pessoas nas plataformas da Meta.

Essa decisão é parte de nossos esforços para focar em produtos que vão atender melhor às necessidades futuras de nossos consumidores e clientes corporativos. Estamos comprometidos em tornar essa transição a mais tranquila possível. Os usuários do Spark e dos efeitos de realidade aumentada de terceiros poderão continuar utilizando essas ferramentas em nossos aplicativos até o dia 14 de janeiro de 2025. Para se manter informado sobre novos detalhes importantes, próximas etapas e ações recomendadas antes da descontinuação do Meta Spark, visite o nosso FAQ.

Pedro Spadoni
Redator(a)

Pedro Spadoni é jornalista formado pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Já escreveu para sites, revistas e até um jornal. No Olhar Digital, escreve sobre (quase) tudo.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.

Ícone tagsTags: