Biden vai ordenar padrões mais rigorosos de segurança cibernética

Últimos dias da presidência de Joe Biden terão proposta que visa uma maior proteção aos EUA contra ataques de hackers
Leandro Costa Criscuolo13/01/2025 19h24
eua cibersegurança
Imagem: DC Studio/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O presidente Joe Biden está propondo novos padrões de segurança cibernética para agências federais e contratantes por meio de uma ordem executiva, visando melhorar a proteção contra ataques cibernéticos, especialmente os atribuídos à China e a grupos cibercriminosos.

A ordem, que, segundo informa a Reuters, deve ser publicada nos próximos dias, surge após uma série de hacks de alto perfil, incluindo o ataque à infraestrutura crítica e ao Departamento do Tesouro dos EUA.

O deve conter na nova ordem executiva de Biden

  • A proposta exige que os fornecedores de software apresentem documentação comprovando o desenvolvimento seguro de seus produtos, que será avaliada pela Agência de Segurança Cibernética e Infraestrutura (CISA).
  • Caso a validação falhe, os casos poderão ser encaminhados ao procurador-geral.
  • A ordem também busca criar diretrizes para proteger tokens de acesso e chaves criptográficas, como os usados em ataques à conta de e-mails de altos funcionários do governo, atribuídos a hackers chineses.
biden
Série de ataques a alvos de alto perfil nos EUA, como o Departamento do Tesouro, motivaram nova proposta de Biden contra hackers (Imagem: fotocuts/Shutterstock)

Especialistas em segurança, como Tom Kellermann, afirmam que as medidas são positivas, mas não suficientes, dada a urgência das ameaças cibernéticas da China, Rússia e grupos criminosos.

Leia mais:

A ordem é vista como parte de um esforço contínuo para melhorar a segurança cibernética, já iniciado durante as administrações anteriores, e enfrentará desafios devido à complexidade e diversidade das ameaças.

A Casa Branca não comentou sobre a ordem, e a CISA também não respondeu aos pedidos de comentário.

NHS pode demorar até um mês para se recuperar dos ataques de hackers
Medida deve proteger os Estados Unidos de ataques cibernéticos de países rivais, como China e Rússia – Imagem: NicoElNino/Shutterstock
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.