O avião supersônico XB-1, da Boom, recebeu aprovação da Federal Aviation Administration (FAA) para quebrar a velocidade do som em maio do ano passado. Foram 11 testes desde então. Este mês, o jato finalmente conseguiu alcançar o objetivo.
O teste aconteceu em 10 de janeiro, nos céus do Deserto de Mojave, na Califórnia.

Avião supersônico quebrou velocidade do som
A velocidade do som é de 1.216 km/h, pouco menos de Mach 1. Na ocasião deste mês, o avião supersônico da Boom chegou a uma velocidade de Mach 0,95, o suficiente para quebrar a chamada barreira do som.
O voo foi comandado pelo piloto Tristan “Geppetto” Brandenburg e durou 44 minutos. A Boom revelou que o jato chegou à velocidade transônica. Segundo o New Atlas, isso é tão próximos de Mach 1 que algumas áreas de fluxo de ar superaram a velocidade do som. Ou seja, objetivo concluído.
Durante o teste, o XB-1 também foi submetido a enormes níveis de pressão na fuselagem e nas asas, inclusive maior do que experimentaria em um voo acima de Mach 1.
Segundo a Boom, esse foi um marco importante no programa de testes da empresa, que provaram os controles e o desempenho do avião supersônico diante da pressão dinâmica.
Você pode conferir um dos testes anteriores no vídeo:
Avião supersônico não é comum
- O XB-1 é um empreendimento ousado por parte da Boom. Ele não é o primeiro, mas é um dos que desafia alguns dos problemas comuns do setor;
- Por exemplo, o avião supersônico Concorde, destaque entre esse tipo de aeronave, também conseguia atingir a velocidade do som, mas foi aposentado a mais de 21 anos;
- A decisão de encerrar as operações do modelo teve influência política, mas também envolveu uma questão mais simples: a aeronave não era nada econômica;
- Desde então, algumas empresas do setor da aviação e aeronáutica tentaram desenvolver aviões comerciais supersônicos, mas fracassaram. Não que eles não funcionassem, mas, novamente, eram custosos demais;
- Nesse sentido, o empreendimento da Boom é considerado de alto risco.

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Qual o próximo passo da Boom?
A Boom vai analisar os dados do XB-1 e, se os resultados forem considerados promissores, caberá aos engenheiros da empresa decidir se outro teste na velocidade do som é necessário. Caso decidam que não, a versão final do protótipo do avião supersônico pode ser encaminhada ainda este ano.