Avião supersônico quebra velocidade do som em novo teste; veja

XB-1, da Boom, conseguiu aprovação para voar no início do ano passado e realizou 11 testes desde então
Vitoria Lopes Gomez14/01/2025 13h20
Avião supersônico XB-1, da empresa Boom
Avião supersônico XB-1, da empresa Boom (Imagem: Boom/Reprodução)
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O avião supersônico XB-1, da Boomrecebeu aprovação da Federal Aviation Administration (FAA) para quebrar a velocidade do som em maio do ano passado. Foram 11 testes desde então. Este mês, o jato finalmente conseguiu alcançar o objetivo.

O teste aconteceu em 10 de janeiro, nos céus do Deserto de Mojave, na Califórnia.

Avião supersônico XB-1
Aeronave passou por outros 10 testes no ano passado (Imagem: Boom/Reprodução)

Avião supersônico quebrou velocidade do som

A velocidade do som é de 1.216 km/h, pouco menos de Mach 1. Na ocasião deste mês, o avião supersônico da Boom chegou a uma velocidade de Mach 0,95, o suficiente para quebrar a chamada barreira do som.

O voo foi comandado pelo piloto Tristan “Geppetto” Brandenburg e durou 44 minutos. A Boom revelou que o jato chegou à velocidade transônica. Segundo o New Atlas, isso é tão próximos de Mach 1 que algumas áreas de fluxo de ar superaram a velocidade do som. Ou seja, objetivo concluído.

Durante o teste, o XB-1 também foi submetido a enormes níveis de pressão na fuselagem e nas asas, inclusive maior do que experimentaria em um voo acima de Mach 1.

Segundo a Boom, esse foi um marco importante no programa de testes da empresa, que provaram os controles e o desempenho do avião supersônico diante da pressão dinâmica.

Você pode conferir um dos testes anteriores no vídeo:

Avião supersônico não é comum

  • O XB-1 é um empreendimento ousado por parte da Boom. Ele não é o primeiro, mas é um dos que desafia alguns dos problemas comuns do setor;
  • Por exemplo, o avião supersônico Concorde, destaque entre esse tipo de aeronave, também conseguia atingir a velocidade do som, mas foi aposentado a mais de 21 anos;
  • A decisão de encerrar as operações do modelo teve influência política, mas também envolveu uma questão mais simples: a aeronave não era nada econômica;
  • Desde então, algumas empresas do setor da aviação e aeronáutica tentaram desenvolver aviões comerciais supersônicos, mas fracassaram. Não que eles não funcionassem, mas, novamente, eram custosos demais;
  • Nesse sentido, o empreendimento da Boom é considerado de alto risco.
Avião supersônico XB-1, da empresa Boom, realizou 11º teste em janeiro (Imagem: Boom/Reprodução)

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Qual o próximo passo da Boom?

A Boom vai analisar os dados do XB-1 e, se os resultados forem considerados promissores, caberá aos engenheiros da empresa decidir se outro teste na velocidade do som é necessário. Caso decidam que não, a versão final do protótipo do avião supersônico pode ser encaminhada ainda este ano.

Vitória Lopes Gomez é jornalista formada pela UNESP e redatora no Olhar Digital.