Uma nova moto antirroubo tem um segredo genial para se “esconder” de ladrões à plena vista! Concebida pelo designer Joey Ruiter, a Nomoto, quando estacionada, se parece com caixas de metal cobertas de pichações e marcadas pelo tempo – mas, com o simples toque de um botão, ela ganha rodas, banco e guidão, pronta para um passeio.
Entenda:
- Quando estacionada, a Nomoto, criada pelo designer Joey Ruiter, se parece com nada além de caixas de metal pichadas;
- Porém, o toque de um botão revela rodas, banco e guidão escondidos sob a carroceria da motocicleta;
- O objetivo do designer era criar uma moto antirroubo imperceptível, que se camufla à paisagem urbana ao seu redor;
- A Nomoto também conta com faróis, luzes de freio e um par de áreas de armazenamento para carregar sacolas de compras;
- Apesar de um protótipo funcional exibido na coleção MOTO MMXX do Museum of Craft and Design em São Francisco, a motocicleta nunca chegou ao mercado;
- Com informações do New Atlas.

O próprio nome já nos dá uma pista sobre o conceito da motocicleta: Nomoto brinca com a ideia de que, quando estacionada, não há nenhuma moto ali, apenas um par de caixas de metal que se camuflam na paisagem urbana. A carroceria se abaixa ao nível do solo, escondendo as rodas e qualquer outro detalhe que possa indicar sua verdadeira função.
Leia mais:
- “Moto do futuro” da Yamaha tem inspiração em anime; conheça
- Hydrocycle: conheça a (futura) moto movida a hidrogênio com conceito inovador
- Moto do Batman? Artista projeta como deve ser a motocicleta do futuro
Botão transforma caixa de metal em moto antirroubo
Por um lado, Nomoto é uma scooter elétrica sem espelhos ou indicadores de seta. Por outro, a moto conta com faróis e luzes de freio quase imperceptíveis. No site oficial do designer, Ruiter revela: “Eu queria criar uma peça que fosse digna de museu, que fosse completamente imperceptível e tão familiar que você simplesmente passaria por ela”.

Sob a carroceria, a moto esconde um conjunto básico de guidões, um assento de meia polegada de espessura e rodas que, com o acionamento de um botão, são parcialmente reveladas. A Nomoto ainda conta com um par de áreas de armazenamento para carregar sacolas de compras.
Em 2020, um protótipo funcional da Nomoto chegou à coleção MOTO MMXX do Museum of Craft and Design em São Francisco, Califórnia. A moto, entretanto, nunca entrou em processo de produção e parece longe de chegar ao mercado.