Imagem: reprodução/arqueologosdelperu
Foram séculos de rumores e especulações até que uma equipe de arqueólogos finalmente confirmasse a existência de um gigantesco sistema de túneis subterrâneos da época dos antigos incas. A estrutura fica sob a cidade peruana de Cusco.
O labirinto começa no Templo do Sol e estende-se por mais de um quilômetro em direção a uma fortaleza na periferia da cidade. A localização dela aconteceu após análises de textos históricos dos séculos XVI a XVIII em busca de referências à Chincana, como a construção também é conhecida.
Segundo os pesquisadores, entre os relatos mais esclarecedores estava um escrito por um jesuíta espanhol anônimo em 1594, que explicou que o túnel principal passava por baixo das casas do bispo atrás da Catedral de Cusco. O mesmo texto indicava que a passagem começava no Templo do Sol e terminava na cidadela de Sacsahuaman, a cerca de 1,75 quilômetros de distância.
Após, a equipe realizou uma prospecção acústica, essencialmente batendo no chão e ouvindo áreas de ressonância mais profunda, indicando a presença de câmaras ocas. Finalmente, os cientistas fizeram uso de radar de penetração no solo para mapear com mais precisão o sistema de túneis.
Ao fazer isso, eles foram capazes de identificar o trecho principal do túnel que liga Coricancha a Sacsahuaman, bem como três ramais menores. Uma dessas bifurcações se estende em direção a uma área de Sacsahuaman conhecida como Muyucmarca, enquanto outra atinge um lugar chamado Callispuquio, e a terceira corre atrás da Igreja de San Cristóbal.
Leia mais
Esta post foi modificado pela última vez em 14 de janeiro de 2025 15:54