Elon Musk “turbinou” X com recursos da xAI; valeu a pena?

Parceria entre as duas empresas redefine uso de dados de usuários, mas desafios indicam que rede social ainda busca seu propósito definitivo
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Rodrigo Mozelli 14/01/2025 02h40, atualizada em 24/01/2025 10h02
Logos de xAI, Grok e X na tela de um smartphone
Startup se aproveita da base de usuários da rede social (Imagem: Koshiro K/Shutterstock)
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Quando Elon Musk lançou sua startup de inteligência artificial (IA), a xAI, ele destacou a vantagem de ter acesso exclusivo aos dados da plataforma de mídia social X (Twitter). Agora, uma matéria do The Verge analisa como a rede social se tornou “cobaia” dos projetos de IA da startup.

Musk implementou taxas de API no X, bloqueando outras empresas de IA e utilizando os milhões de usuários da rede para testar seus modelos.

A xAI já introduziu recursos, como resumos de notícias gerados por IA e seu chatbot Grok, inicialmente disponível apenas para usuários do X. Agora, a plataforma está desenvolvendo novos recursos, incluindo a capacidade de o Grok modificar postagens e consultas baseadas em localização.

logo de xAI e Elon Musk
Aos poucos, a xAI vai introduzindo funcionalidades de IA ao X (Imagem: QubixStudio/Shutterstock)

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Detalhes da parceria entre X e xAI

  • A parceria entre xAI e X é estreita e única. Os funcionários da startup também são, tecnicamente, do X, com acesso a recursos da plataforma e notebooks da empresa;
  • Isso proporciona à xAI canal direto para milhões de usuários, o que torna o lançamento de novos recursos mais eficiente. Com a recente aquisição do cluster de 100 mil GPUs da Nvidia, a implantação de IA no X se torna mais viável;
  • Embora a startup de IA tenha avaliação impressionante de US$ 50 bilhões (R$ 305,36 bilhões, na conversão direta), o X luta para manter seu valor de mercado, com sua última avaliação em US$ 19 bilhões (R$ 116,03 bilhões), bem abaixo dos US$ 44 bilhões (R$ 268,72 bilhões) pagos por Musk em 2022.

Apesar de sua ligação com a rede social, os usuários da plataforma ainda não parecem se beneficiar muito de sua empresa irmã, que tem gerado manchetes incorretas e conteúdo duvidoso.

A abordagem de Musk reflete seu foco futurista em IA, embora o X continue enfrentando dificuldades em se tornar o “aplicativo que faz tudo” que ele idealizou.

A separação entre as duas empresas, por enquanto, parece servir aos ambiciosos planos de Musk para a xAI, ao mesmo tempo em que mantém o X focado em ser apenas uma rede social.

Logo do X e do Grok
Grok vem sendo aprimorado para operar de maneira mais ampla no X, mas suas falhas ainda são pertinentes (Imagem: Ascannio/Shutterstock)
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.