Pesquisa mostra que seu Wi-Fi não é tão seguro como você imagina

Tecnologia central das redes Wi-Fi pode ser explorada por hackers para reduzir a velocidade da internet, e a solução é complicada
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Bruno Capozzi 14/01/2025 07h02, atualizada em 15/01/2025 20h38
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Wi-Fi, uma das tecnologias mais onipresentes e essenciais do mundo moderno, conecta mais de 20 bilhões de dispositivos globalmente, incluindo smartphones, laptops e smart TVs.

Embora funcione de forma tão eficiente que quase passa despercebido, uma pesquisa recente de Francesco Restuccia, professor da Northeastern University, revela uma vulnerabilidade significativa em uma das tecnologias centrais das redes de Wi-Fi modernas: o MU-MIMO (multiusuário, múltiplas entradas, múltiplas saídas).

Essa tecnologia, introduzida em 2013 no Wi-Fi 5, permite que múltiplos usuários compartilhem os recursos da rede de maneira mais eficiente.

No entanto, a pesquisa identificou que um agente malicioso pode explorar essa funcionalidade para introduzir informações prejudiciais, diminuindo a velocidade da internet de outros usuários na rede sem ser detectado.

Leia mais:

Vulnerabilidade em redes Wi-Fi pode afetar milhões de usuários – Imagem: ranjith ravindran/Shutterstock

Correção pode exigir esforços coletivos

  • Essa vulnerabilidade é particularmente difícil de ser identificada pelos usuários, pois usa as próprias tecnologias do Wi-Fi.
  • A correção do problema será desafiadora, pois exigirá uma atualização no padrão Wi-Fi, um processo demorado que envolvem a colaboração de várias partes interessadas, incluindo o IEEE (Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos), responsável pelos padrões de tecnologia.
  • Restuccia menciona que essa mudança provavelmente só ocorrerá com o Wi-Fi 8, que pode levar anos para ser implementado.

Embora haja possíveis soluções, como criptografar os dados de controle do Wi-Fi para dificultar os ataques, isso poderia resultar em velocidades de Internet mais baixas.

Portanto, a correção dessa falha exigirá um esforço colaborativo entre a comunidade de pesquisadores e as entidades responsáveis pela definição de padrões.

Restuccia alerta que, embora as redes Wi-Fi sejam geralmente consideradas seguras, as tecnologias subjacentes precisam de atenção para evitar vulnerabilidades significativas.

wi-fi
Solução para o problema deve exigir mudanças demoradas no padrão Wi-Fi – Imagem: ymgerman/Shutterstock
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.

Ícone tagsTags: