Você pode começar a ver ‘notas da comunidade’ no Threads antes do que imagina

Um leaker postou três capturas de tela que mostram como as "Notas da Comunidade" podem funcionar no Threads
Pedro Spadoni14/01/2025 09h58, atualizada em 15/01/2025 14h09
Logo do Threads exibido em tela de celular colocado na frente de monitor exibindo ilustração sobre Threads
(Imagem: rafapress/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Um autodenominado leaker chamado Alessandro Paluzzi postou capturas de tela que mostram como as “Notas da Comunidade” podem funcionar no Threads. A postagem ocorre na semana seguinte ao anúncio da Meta – dona do Threads, Instagram, Facebook – sobre a substituição do seu programa de checagem de fatos pelo trabalho voluntário de usuários num modelo inspirado no X (antigo Twitter).

A Meta informou, na semana passada, que planeja “implementar as Notas da Comunidade nos EUA primeiro, nos próximos meses“. E “aperfeiçoar o recurso ao longo do ano“. Mas, até a publicação desta nota, não tinha especificado quando o recurso estaria disponível – seja no Threads ou nas outras redes sociais da big tech.

Capturas de tela postadas por leaker mostram processo para criar Notas da Comunidade no Threads

Confira abaixo a postagem do leaker sobre as Notas da Comunidade no Threads:

Ver no Threads

A primeira imagem mostra que seria possível começar a escrever uma Nota da Comunidade a partir do botão de três pontinhos nas postagens. É por meio dele que você acessa recursos como silenciar uma conta ou denunciar uma publicação.

A segunda captura de tela indica que as notas serão anônimas. E a terceira mostra uma página do Centro de Ajuda do Instagram sobre as Notas da Comunidade. Além do texto, a página tem um botão para se inscrever numa lista de espera para usar o recurso.

“No entanto, o layout dessa página é diferente de outras páginas ativas do Centro de Ajuda disponíveis atualmente”, observou o site de tecnologia The Verge numa nota.

Leia mais:

Meta responde governo sobre mudanças na checagem de fatos

Meta respondeu, na noite de segunda-feira (13), questionamentos da Advocacia-Geral da União (AGU) sobre as mudanças recentes na sua política de moderação de conteúdo.

À esquerda, logo da Meta exibido em um smartphone; à direita e desfocado, logo da meta em uma parede azul e, logo abaixo, Mark Zuckerberg discursando
Meta deu explicações pedidas pela AGU sobre mudanças na moderação de conteúdo (Imagem: Daniel Constante/Shutterstock)

A AGU tinha dado 72 horas, a partir de sexta-feira (10), para a big tech “informar o governo brasileiro qual é sua política para o Brasil” – palavras do ministro da AGU, Jorge Messias.

Procuradoria Nacional de Defesa da Democracia (PNDD) vai discutir sobre as informações passadas pela Meta em reunião coordenada pela AGU nesta terça-feira (14).

Tanto a AGU quanto os ministérios com relação ao tema vão comunicar os próximos passos relacionados ao assunto só depois de analisarem as explicações da Meta.

Saiba mais sobre o contexto da resposta da Meta nesta matéria do Olhar Digital.

Pedro Spadoni
Redator(a)

Pedro Spadoni é jornalista formado pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Já escreveu para sites, revistas e até um jornal. No Olhar Digital, escreve sobre (quase) tudo.

Ícone tagsTags: