O ano de 2025 deve ser bastante movimentado para a Apple. De acordo com o especialista em tecnologia Mark Gurman, da Bloomberg, a big tech prepara uma série de lançamentos e atualizações de produtos para a atual temporada.
A lista é extensa e conta com uma linha de celulares totalmente reformulada, novos recursos de Inteligência Artificial, notebooks, iPads e uma iniciativa ligada a casas inteligentes.
Leia mais
- iPhone: 8 dicas para você manter o seu celular da Apple seguro
- 6 recursos do iPhone para acionar sem utilizar as mãos
- Seu iPhone vai precisar de ainda mais espaço para rodar recursos de IA
Vale destacar que as informações a seguir não são oficiais – a Apple nem as confirma nem as nega. Gurman, no entanto, é um dos “vazadores” mais respeitados do mundo, principalmente quando o assunto é a empresa da maçã.
Um dos grandes destaques de 2025, segundo ele, deve ser um novo iPhone SE – algo que a Apple não trazia desde 2022. Com lançamento previsto para março, o dispositivo deve se chamar SE 4 (por ser a quarta geração) ou iPhone 16E.
O design deve ser semelhante ao do iPhone 14. O aparelho perderá o antigo botão home e virá com Face ID. Gurman também afirma que ele oferecerá suporte ao Apple Intelligence.
Com todas essas mudanças, é capaz que a big tech reajuste o preço dessa linha “popular”. Hoje, um iPhone SE custa algo em torno de US$ 429 (mais de R$ 2.600 fazendo a conversão). O SE 4 deve vir ainda mais salgado.

Calendário dos dispositivos
- Além do novo iPhone “popular”, a Apple prepara o lançamento de novos notebooks MacBook Air para o primeiro semestre deste ano.
- Serão modelos de 13 e 15 polegadas.
- De acordo com Gurman, eles já estão em produção no exterior e incluirão o chip M4 – que está no MacBook Pro e no iMac.
- Na primavera no Hemisfério Norte (nosso outono no Hemisfério Sul), a Apple deve apresentar ainda um iPad de baixo custo e novos modelos de iPad Air.
- O iPad 11 deve vir com um chipset A17 Pro (assim como o iPhone 15 Pro) e 8 GB de RAM, uma combinação capaz de suportar os recursos da IA da Apple.
- No segundo semestre de 2025, a empresa terá seus habituais grandes anúncios, com destaque para novos iPhones e Apple Watches.
- A linha do iPhone 17 – o normal, o Pro, o Pro Max e um novo iPhone Air – devem sair em setembro.
- O Air será cerca de 2 milímetros mais fino que os iPhones existentes e utilizará o primeiro modem interno da empresa (codinome Sinope).
- O modelo também será equipado com um chipset A19 e terá uma câmera de lente única.
- Gurman também acenou para um novo iPad Pro equipado com um chipset M5, mas não deu uma data exata.
- Afirmou que a novidade deve ser lançada ou no final de 2025 ou no início de 2026.

A Apple e a casa inteligente
A Apple também deve avançar neste ano em seus planos de entrar no mercado de casas inteligentes.
Como já mostramos aqui no Olhar Digital, a big tech prevê para 2025 o lançamento de um painel de controle com IA. Funcionará como uma espécie de iPad de parede: o dispositivo possui uma tela de aproximadamente 7 polegadas e pode ajudar a gerenciar tarefas domésticas, executar aplicativos e realizar videochamadas.
A Apple planeja lançar esse hub doméstico em março, mas ele pode demorar mais para chegar aos consumidores.

O novo sistema operacional do dispositivo – codinome Pebble – está fortemente vinculado aos recursos do App Intents que vêm no iOS 18.4 e iOS 19, então é plausível que o próprio hardware seja lançado um pouco mais tarde.
Vale destacar que esse dispositivo prepara o terreno para dois grandes desenvolvimentos após 2025: uma nova assistente digital Siri, mais conversacional, e acessórios domésticos inteligentes fabricados pela Apple.
Entre esses acessórios estão uma câmera de segurança doméstica centrada na privacidade e uma campainha digital com Face ID. A previsão é que eles fiquem prontos por volta de 2026 apenas.
As informações são do Tech Radar.