O CEO da Meta, Mark Zuckerberg, enviou um memorando interno avisando que a big tech vai demitir funcionários com “baixas performances”. O layoff vai afetar milhares de empregos, com expectativa de que o quadro de trabalhadores diminua em 5%.
No comunicado enviado internamente na Meta, o qual o The Washington Post teve acesso, Zuckerberg afirmou que “esse ano será intenso e queremos ter certeza de que teremos as melhores pessoas no nosso time”.

Layoff da Meta vai cortar 5% da força de trabalho
No documento interno, Mark Zuckerberg escreveu que a Meta decidiu aumentar as expectativas relacionadas ao desempenho dos funcionários, especialmente em um momento em que a empresa avança nos serviços de IA.
A big tech confirmou o layoff, que vai diminuir em cerca de 5% a força de trabalho. Os funcionários “de baixa performance”, como descrito pelo executivo, serão notificados da demissão em 10 de fevereiro e receberão compensação “generosa”. A empresa vai contratar outras pessoas para os cargos desocupados.

Movimento da Meta é natural
Depois de uma série de layoffs nos últimos anos (que também atingiu outras empresas), a Meta passou a contratar em ritmo contínuo, principalmente para os setores de IA e produtos imersivos (o metaverso). No entanto, a empresa de Zuckerberg tem tradição de avaliar os funcionários em rankings, para garantir que o nível dos profissionais esteja nivelado.
O CEO esclareceu que é comum que a companhia demita funcionários de baixo desempenho, que não estão atendendo às expectativas ao longo do ano. O layoff atual visa acelerar esse processo, como uma espécie de renovação de ciclo. Zuckerberg adicionou que nem todos os profissionais de baixa performance serão demitidos, caso a Meta entenda que o futuro deles na empresa é “otimista”.
O executivo também escreveu que “demitir pessoas nunca é fácil, mas estou confiante que isso vai fortalecer nossas equipes e nos ajudar a construir tecnologias pioneiras para permitir o futuro da comunicação humana”.
Leia mais:
- Mudanças na Meta: O que vai poder aparecer no Instagram, Facebook, Threads
- Você pode começar a ver ‘notas da comunidade’ no Threads antes do que imagina
- Buscas de como excluir Facebook e Instagram disparam após mudanças na Meta
Outras mudanças atingiram funcionários da Meta
- O layoff não é a única mudança da Meta. Na semana passada, a empresa anunciou que faria alterações radicais em seu modelo de moderação de conteúdo;
- No entanto, os funcionários responsáveis por isso (os chamados moderadores de conteúdo) não estavam cientes do fim do programa;
- Na mesma onda de mudança, a Meta fez alterações na política de conduta de ódio, permitindo publicações machistas e transfóbicas, e encerrou programas de diversidade.