Confira os destaques do Olhar Digital News desta terça-feira (14):
Cultivar alimentos fora da Terra ainda é um desafio. Cientistas já exploraram diversas opções, mas cada uma tem suas limitações. Então, eles resolveram testar o bom e velho método: plantar direto no solo.
Em um novo estudo, pesquisadores usaram técnicas diferentes para simular a plantação no solo da Lua e de Marte. Eles descobriram algo surpreendente: é mais fácil plantar no solo lunar do que no solo marciano.
Um aparelhinho com inteligência artificial chamado Omi quer te ajudar a ser mais produtivo. Ele foi criado pela startup Based Hardware, dos Estados Unidos, e pode responder perguntas complexas, resumir conversas, criar listas de tarefas e até ajudar a marcar reuniões. Tudo isso usando apenas a voz, através do modelo GPT-4.
A cerca de 80 km de Manaus, uma visão impressionante em meio à natureza: torres metálicas que se elevam acima das árvores. Elas fazem parte do AmazonFACE, um projeto ambicioso que busca simular as condições climáticas do ano 2060. A ideia é desvendar o futuro da Amazônia diante das mudanças no clima – e garantir a sobrevivência da floresta.
Até quando a Terra poderá abrigar vida? Uma pesquisa liderada pelo geofísico RJ Graham, da Universidade de Chicago, revela como o aquecimento solar afetará o ciclo do carbono e, consequentemente, a vida no planeta.
O estudo apontou que o aquecimento levará a uma série de consequências, como a extinção das plantas. No entanto, o processo vai ser mais lento do que se imaginava e pode ser adiado em quase 1,8 bilhão de anos.
Um estudo apontou um reflexo preocupante do degelo da Antártica, uma consequência direta do aquecimento global. Conforme a cobertura de gelo diminui, pode acabar “acordando” mais de cem vulcões sob a região.
Isso porque as camadas de gelo exercem pressão no solo abaixo delas e alteram o comportamento das câmaras vulcânicas. O resultado é que o magma pode escapar, causando erupções e aumentando ainda mais a temperatura do mar (e o degelo).
O Olhar Digital News vai ao ar de segunda a sexta-feira em nossas redes sociais!
Esta post foi modificado pela última vez em 14 de janeiro de 2025 21:40