A lista de montadoras chinesas no Brasil pode aumentar em 2025. A Geely, uma das maiores empresas do setor, pode estar desembarcando em breve no nosso país.
A informação ainda não é oficial, mas deve ser confirmada dentro de algumas semanas. Havia um boato antigo da chegada da Geely no Brasil, o que ficou ainda mais forte depois de um flagra feito pelo perfil Placa Verde no Instagram.
Leia mais
- Geely lança elétrico compacto para competir com a BYD
- Quem perdeu espaço com a chegada de BYD e GWM no Brasil?
- Ioniq 9: conheça o maior veículo elétrico da Hyundai
A Placa Verde é uma página dedicada ao registro de veículos em teste em território nacional. O carro flagrado da vez é um Galaxy E5. Esse é o nome dele na China – no mercado internacional, porém, ele é chamado de Geely E5.

Trata-se de um SUV elétrico que surgiu em meados do ano passado e que fez um sucesso quase instantâneo no país asiático. Em 4 meses foram quase 60 mil unidades vendidas. Isso em um mercado super competitivo como o chinês.
O que sabemos sobre o modelo

- O SUV tem 4,62 metros de comprimento, 1,90 metro de largura e 1,67 metro de altura.
- O espaço interno é bem amplo, de cerca de 4 metros quadrados.
- O Geely E5 vem com um motor elétrico de 160 kW (218 cv), o que permite uma aceleração de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos.
- As opções de bateria incluem capacidades de 49,52 kWh e 60,22 kWh, que oferecem autonomias de 440 km e 530 km, conforme o ciclo chinês de medição.
- Estamos falando, portanto, de um SUV bastante potente e espaçoso – e altamente tecnológico.
- Ele possui, por exemplo, um sistema que integra a bateria no chassi (CTB – Cell-to-Body), que melhora a rigidez estrutural, reduz o centro de gravidade e oferece uma distribuição de peso equilibrada.
- O SUV é equipado ainda com um painel digital, uma tela central de controle e um display head-up.
- As versões mais completas incluem também bancos dianteiros com função de massagem e um sistema de som Flyme com 16 alto-falantes.
- Isso sem contar rodas aerodinâmicas e sistemas de assistência ao motorista (ADAS).
- Vale destacar que, na China, o modelo sai a partir de 109.800 yuan.
- Fazendo a conversão, estamos falando em algo em torno de R$ 91 mil, mas sem incluir impostos ou taxas de importação.
- Ou seja, ele deve sair por um valor bem mais caro aqui no Brasil.

Histórico da Geely no Brasil
A Geely chegou no Brasil em 2014, representada à época pelo Grupo Gandini, responsável pela importação da sul-coreana Kia Motors no país. Só que a passagem foi muito breve – as vendas foram suspensas em 2016 e o encerramento oficial ocorreu em 2018.
Nesse período, a Geely comercializou apenas 2 veículos em território nacional: o sedã EC7 e o hatchback GC2. Naquela época, porém, ainda havia certo preconceito com os carros chineses, algo que acabou agora, principalmente com a consolidação da BYD e da GWM em nosso mercado.
Para quem não sabe, a Geely é um dos maiores grupos automobilísticos do mundo. A companhia nasceu há aproximadamente 40 anos como uma fabricante de peças para refrigeradores.
Em pouco tempo, o negócio cresceu e o dono da empresa, Li Shufu, passou a comprar outros empreendimentos.
No ramo dos carros, ele adquiriu marcas poderosas, como a Volvo, Polestar, Smart, Lotus, Zeekr e a LEVC, a fabricante dos tradicionais táxis pretos de Londres – que hoje são elétricos.

A marca vive, hoje, um processo de expansão global e o próximo alvo é a América Latina. E é aí que o Brasil entra. Pela sua relevância econômica e infraestrutura, a Geely pretende usar nosso país como base para levar seus veículos a outras partes do continente.
Não só da marca Geely em si, mas também da Zeekr, da Polestar e outros selos desse conglomerado. Lembrando que isso tudo está no papel. Ainda não há uma previsão oficial para o início desse movimento.
As informações são do Inside EVs.