A combinação de temperaturas elevadas com o aumento da umidade deve provocar temporais isolados nos próximos dias em diversas regiões do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. As condições incluem pancadas de chuva, trovoadas, rajadas de vento e, em alguns casos, queda de granizo. A sensação de abafamento será intensa devido à presença de alta umidade.
No Rio Grande do Sul, a instabilidade atmosférica será influenciada por uma área de baixa pressão em níveis médios da atmosfera. A quarta-feira (15) e, especialmente, a quinta-feira (16) serão marcadas por chuvas localmente fortes e ventos que podem ultrapassar os 60 km/h.

Temperaturas altas e sensação de abafamento no Sul do Brasil
As temperaturas devem permanecer elevadas, com máximas entre 34 °C e 38 °C em áreas mais quentes do Rio Grande do Sul até sábado (18). Em Porto Alegre, os termômetros podem atingir entre 33 °C e 36 °C, enquanto o sábado será o dia mais quente na região noroeste, com marcas próximas de 40 °C.

No litoral gaúcho, os ventos de nordeste ajudarão a amenizar a sensação térmica, soprando com rajadas de até 60 km/h entre os dias 15 e 16 de janeiro.
Alívio com frente fria no domingo
O calor intenso deve começar a ceder somente no domingo (19), com a chegada de uma frente fria ao Estado, reduzindo as temperaturas em todas as regiões.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para a importância de acompanhar as atualizações diárias das previsões e os avisos meteorológicos especiais emitidos.
Leia mais:
- O que significa um alerta vermelho na previsão do tempo?
- 10 sites e apps para conferir a previsão do tempo e condições climáticas
- Vai chover? Entenda por que cada app mostra uma previsão do tempo diferente
Aviso meteorológico: perigo potencial
O Inmet emitiu um alerta de tempestade válido para esta quarta-feira (15), entre 14h e 22h, para várias áreas do Sul do Brasil, incluindo o oeste catarinense e regiões centrais e metropolitanas do Rio Grande do Sul. Os riscos incluem:
- Chuva intensa: volumes de 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia.
- Ventos fortes: entre 40 e 60 km/h.
- Granizo: possibilidade de queda em áreas isoladas.
As instruções incluem evitar abrigos sob árvores, estacionar veículos longe de torres de transmissão e desconectar aparelhos eletrônicos durante tempestades.
Municípios afetados
Entre os municípios abrangidos pelo aviso estão: Água Santa (RS), Abelardo Luz (SC), Agudo (RS), entre outros. As áreas mais impactadas incluem o Noroeste Rio-grandense, Metropolitana de Porto Alegre, e Serrana.
Para emergências, os contatos disponíveis são:
- Defesa Civil: 199
- Corpo de Bombeiros: 193